Início » Plantando » Saiba cultivar crisântemo e ter flores o ano todo em seu jardim

Saiba cultivar crisântemo e ter flores o ano todo em seu jardim

O crisântemo é uma das flores mais conhecidas no território brasileiro. Um dos motivos é a constante floração desta planta, além da variedade de cores que ela oferece.

Para quem aprecia a jardinagem ou deseja uma planta fácil de cuidar no dia-a-dia, existem alguns truques para cuidar de crisântemo e deixá-lo saudável o ano todo. Confira a seguir.

Escolha o local certo para o crisântemo

O espaço em que a planta será cultivada é de suma importância para que seu crescimento aconteça da maneira correta. Para isso, opte por ambientes que recebam luz natural, mas sem exposição direta ao sol forte, como varandas e janelas.

Também preste atenção no solo escolhido, que deve ser rico em nutrientes e bem drenado, utilizando pedras ou argila expandida no fundo do vaso para evitar que a água se acumule e cause apodrecimento das raízes.

Como é a rega e poda do crisântemo?

O crisântemo é uma planta que não precisa de tanta água e, portanto, exige uma rega de duas a três vezes por semana para que seu solo permaneça úmido, mas sem encharcar.

Em um período de tempo de seis meses, faça uma adubação com fertilizantes orgânicos, que são responsáveis por fornecer os nutrientes necessários para a famosa floração contínua. Já a poda deve ser de forma mais regular, afim de remover as pétalas secas e partes mortas, estimulando o crescimento de novos botões.



Crisântemo murcho? Saiba o que fazer!

Em alguns casos, mesmo com os cuidados corretos, o crisântemo ainda pode aparentar um visual murcho. Contudo, é possível reverter essa situação com algumas alternativas.

A primeira delas é a troca de vaso, que pode influenciar no crescimento da sua planta. Tente replantar em um espaço maior e verifique o sistema de drenagem da água. Além disso, preste atenção no local em que está o vaso, já que deve ser um lugar da casa mais ensolarado, mas que também não receba exposição solar em excesso.

Por fim, muito cuidado com as regas, que podem cair no excesso ou até mesmo na falta. Observe o solo diariamente e saiba identificar a hora de renovar a rega.

Dica extra: proteja a planta durante o inverno e garanta uma boa circulação de ar. Assim, se bem cuidado, o crisântemo pode florescer o ano todo, adicionando cor e vida ao seu jardim.


Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Jornalista de formação. Especialista em produção de conteúdo para internet. Apaixonada pela sua casa e por cada detalhe que contém nela.

Deixe seu comentário