7 dicas para escolher ovo de Páscoa mais saudáveis
Veja dicas para escolher ovo de Páscoa saudável, garantindo uma boa alternativa para si ou para presentear alguém especial
Pensando em escolher ovo de Páscoa saudável para comprar para si ou como presente para alguém especial? Essa pode ser uma tarefa difícil, afinal, são muitas as opções na prateleira, o que desperta a dúvida de qual a melhor.
Para te ajudar, separamos algumas dicas de especialistas para escolher seu próximo ovo de Páscoa.
O que você precisa saber antes de escolher ovo de Páscoa?
Os chocolates disponíveis no mercado atualmente são divididos em branco, ao leite e amargo. A seguir, você confere as principais características de cada um deles:
Chocolate branco
Possui em sua composição somente manteiga de cacau, açúcar, leite em pó e lecitina de soja. De maneira geral, costuma ser o mais calórico de todos, justamente por ter uma maior composição de gordura (manteiga) em sua composição.
Chocolate ao leite
Sua receita leva massa de cacau, manteiga de cacau, lecitina de soja e leite em pó. Para ser considerado um chocolate ao leite, ele deve ter, no mínimo, 25% de cacau em sua composição.
Chocolate amargo
É dividido em outras categorias, como o meio-amargo (tem de 35% a 50% de cacau), amargo (possui de 51% a 75% de cacau) e extra-amargo (contém de 76% a 90% de cacau).
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Essa alternativa possui em sua composição a massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja. Uma de suas principais características é ter uma menor quantidade de gordura.
Por falar em ovo de Páscoa, veja só esse post:
Receitinha de Ovo de Páscoa de Empada para quem não quer doce!
Chocolate branco, ao leite ou amargo: qual o mais saudável?
Quanto menor a quantidade de gordura e maior a de cacau, mais saudável o chocolate será. É justamente por isso que se recomenda focar no chocolate amargo se sua ideia for escolher ovo de Páscoa saudável.
O cacau possui um alto poder antioxidante, com substâncias que favorecem a circulação, combatem o envelhecimento de células, estimulam o fortalecimento do sistema imune e ajudam a melhorar o humor.
Para ter esses benefícios, é importante escolher o chocolate amargo com no mínimo 70% de cacau. O consumo diário de até 30 gramas dessa alternativa pode ser feito sem problema algum.
Não gosta de chocolate amargo? Confira uma alternativa
Quem não gosta de chocolate amargo pode testar um que tenha uma quantidade maior de cacau, mas o nível de amargor é mais controlado. É o caso do ovo de Páscoa com 50% de cacau.
Essa alternativa costuma ter um sabor mais acentuado, mas ainda suave. Conforme for se adaptando ao gosto mais forte do cacau, você pode ir passando para versões de 60 ou 70%.
Evite ovos de Páscoa recheados
Quanto mais complementos o ovo de Páscoa tiver, maior sua quantidade de calorias. Portanto, recomenda-se que evite que compre essa alternativa, por mais tentadora que ela seja.
O ideal é que mantenha o foco em ovos que têm somente o chocolate, preferencialmente o amargo a partir de 70%, que é mais saudável e possui menor teor de gordura.
Considere escolher ovo de Páscoa zero açúcar
Outra opção de ovo de Páscoa que tende a ser mais saudável é o feito com chocolate zero açúcar. É uma alternativa para diabéticos, mas também para quem busca opções que não fazem mal para a saúde.
Como não têm açúcar, esses ovos de Páscoa geralmente são mais amargos. Antes de finalizar a compra, confira se o chocolate não possui uma carga grande de adoçante artificial, pois ele não faz bem para seu organismo.
Se for escolher um com adoçante, aposte nos que possuem edulcorantes naturais, como a stevia. Trata-se de um adoçante natural que não tem calorias e é interessante para quem está tentando perder peso.
Opte por ovos de Páscoa com cacau orgânico
O cacau orgânico é uma opção livre de agrotóxico, ou seja, não contém traços de pesticidas e outros produtos que fazem mal à saúde.
Normalmente, ovos de Páscoa confeccionados com esse ingrediente tendem a ser mais amargos, devido à maior concentração do fruto.
Leia o rótulo do ovo de Páscoa
De modo geral, quanto maior a quantidade de ingredientes do chocolate, menos saudável ele tende a ser.
Por isso, é melhor que dê preferência para versões que tenham menos ingredientes em sua composição.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário