Como fazer mudas de costela-de-adão? Acerte na técnica!
Por ser tão deslumbrante, é normal que você se questione qual é o jeito certo de fazer mudas de costela-de-adão.
Existem três métodos mais comuns: estaquia, divisão de touceira e propagação por sementes. Cada método tem vantagens e desvantagens, então é fundamental que você conheça cada um deles para decidir o melhor para sua plantinha.
Por isso, acompanhe o texto e entenda como fazer mudas de costela-de-adão seguindo as três técnicas para não cometer erros!
Muda de costela-de-adão por estaquia
Entre as formas de fazer mudas de costela-de-adão, o método de estaquia provavelmente é o mais popular, além de não ser difícil.
No entanto, para esse processo é interessante que você vá em uma loja de jardinagem e compre uma solução de hormônio enraizador – logo você entenderá o porquê.
- Em primeiro lugar, você precisa escolher uma haste saudável de sua planta: ela deve ser robusta e madura, tendo pelo menos um nó e algumas folhas;
- Feito isso, é necessário fazer o corte usando uma tesoura esterilizada logo abaixo de um nó. Tome cuidado para não danificar a planta-mãe;
- Mergulhe a base do corte na solução que indicamos. O uso da solução serve para estimular o enraizamento, justamente para aumentar as chances de sucesso dessa técnica, ok?
- A seguir, coloque a muda em um recipiente com substrato úmido, pressionando levemente para garantir que fique firme;
- Cubra-o com um saco plástico transparente para criar um ambiente úmido e propício para o enraizamento de sua costela-de-adão;
- Coloque esse recipiente em um local iluminado, mas não sob luz direta do sol. O substrato precisa ficar úmido, mas nunca encharcado.
Após algumas semanas, as raízes começarão a se formar!
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Mudas de costela-de-adão por divisão de touceira
Outra técnica bastante usada é a divisão de touceira e ela é bem mais fácil por ter menos etapas. Para realizá-la, você precisa retirar a planta-mãe do vaso com cuidado, sacudindo o excesso de terra das raízes.
A partir disso, faça o seguinte:
- Use as mãos ou uma ferramenta limpa para dividir a touceira em partes menores. Certifique-se de que cada divisão tenha raízes saudáveis e folhas;
- Depois, coloque cada divisão em um vaso com substrato rico em nutrientes. Pressione o substrato ao redor das raízes e regue suavemente.
Por fim, coloque os vasos em um local com iluminação indireta e mantenha o substrato úmido. Aguarde algumas semanas para ver as mudas aparecendo.
Veja também:
Luz direta ou indireta: qual é a melhor para suas plantas?
Mudas de costela-de-adão por sementes
Essa forma de propagação é a menos comum, mas pode ser uma opção viável, se quiser.
Pouca gente sabe, mas a costela-de-adão gera um fruto, que quando maduro é bastante saboroso. E é justamente por meio desse fruto que você consegue as sementes.
- Obtenha sementes maduras da fruta, conferindo se elas estão realmente prontas, pois isso garante uma maior taxa de germinação;
- Utilize um substrato leve e bem drenado para semear as sementes. Por exemplo, misture terra vegetal com perlita ou areia para obter uma textura adequada.
- Espalhe as sementes sobre o substrato de forma uniforme e cubra-as com uma fina camada de terra;
- Coloque o recipiente em um local com temperatura estável e alta umidade.
Recomenda-se cobrir com um plástico transparente.
Lembre-se que a germinação pode levar algumas semanas, portanto, durante esse tempo mantenha o substrato úmido, mas evite o excesso de água.
Após a germinação, forneça luz indireta e regue conforme necessário.
Enfim, com essas três opções de técnicas para fazer mudas de costela-de-adão, defina qual é a mais indicada para você por suas preferências e recursos disponíveis.
Tenha paciência e dedicação com sua plantinha para em breve ter suas mudas se transformando em plantas saudáveis e maravilhosas.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.