Como fazer pinhata; é simples, de baixo custo e vai animar a criançada na próxima festa
Confira um passo a passo de como fazer pinhata e garanta um atrativo especial para animar as crianças na festa infantil!
Ter uma pinhata em festa infantil é um atrativo a parte! Ela reúne e diverte a criançada, além de servir de item de decoração da comemoração.
O melhor? É fácil fazê-la em casa, ajudando a economizar na montagem e organização da festa. Veja, a seguir, como fazer pinhata!
O que é pinhata?
A princípio, é importante saber o que é pinhata! Trata-se de uma tradição mexicana e nada mais é que um objeto de papelão, de qualquer formato, repleto de doces.
A pinhata fica pendura numa altura mais ou menos acessível às crianças, o aniversariante é vendado e precisa acertá-la com um bastão até quebrá-la, liberando os doces para as crianças.
Ter uma pinhata na festa ajuda a ter uma diversão extra para os pequenos a um custo acessível, que não pesa no orçamento dos pais. Por isso, vale muito a pena!
O que você vai precisar para fazer a pinhata em casa?
Os materiais costumam variar de acordo com o tipo de pinhata que deseja fazer. No entanto, há alguns itens básicos que são utilizados com frequência, como os que listamos a seguir:
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- Um balão grande ou uma caixa de papelão;
- Cola branca e cola bastão;
- Copo de água;
- Tesoura;
- Papel crepom nas cores que preferir ou jornal velho;
- Pincel de tamanho médio;
- Doces diversos, como balas sortidas;
- Barbante resistente.
Vale reforçar que esses são somente os materiais mais comuns. Você pode utilizar outros, de acordo com sua criatividade e com o formato da pinhata.
Como fazer pinhata de balão
A pinhata de balão é uma das mais simples para ser feita em casa e garante um resultado incrível na festa! Para fazê-la, siga este passo a passo que preparamos:
- Encha o balão grande até que fique bem firme. Amarre-o com um barbante, para deixá-lo suspenso;
- Misture cola branca líquida com água utilizando a mesma proporção de ambos;
- Corte tiras grossas de papel crepom ou jornal. Se utilizar o crepom, recomenda-se que tenha uma cor única como base, por exemplo, o branco;
- Molhe cada uma das tiras, sempre sem excesso, e cole no balão, de forma a cobri-lo. Utilize um pincel para ajudar na colagem. Espere a cola secar e repita o processo de duas a três vezes;
- Faça a decoração final usando o papel crepom. Neste caso, basta cortar o material da forma que quiser e ir grudando com a cola bastão. Procure utilizar cores diferentes, para tornar a peça colorida. Aguarde que o trabalho seque;
- Estoure o balão de dentro com o auxílio de uma agulha e tire o material da estrutura;
- Coloque os doces dentro da pinhata;
- Utilize um barbante, dessa vez para conseguir pendurar a pinhata no lugar em que será quebrada.
Como fazer pinhata de caixa de papelão
A pinhata de caixa de papelão também é uma alternativa para usar na festa infantil. Seu diferencial é que permite ousar mais no formato, podendo criar versões em estrela, animais, cactos, entre outras. Veja como fazer essa opção:
- Defina o formato da pinhata, faça moldes e os utilize para cortar o papelão. Modelos simples são as pinhatas de cactos e estrelas;
- Una todas as partes da pinhata usando fita crepe. Lembre-se que a estrutura precisa ter um espaço interno para colocar os doces. Portanto, tenha o cuidado de deixá-la com espessura suficiente para inserir uma boa quantidade de guloseimas;
- Com a estrutura montada, cubra toda a sua superfície com jornal ou papel crepom branco, usando água misturada com cola branca em partes iguais (mesma quantidade). Aguarde que seque;
- Faça o acabamento usando papel crepom colorido, utilizando as tonalidades que preferir. Use cola de bastão ou branca para realizar esse passo. Espere o tempo de secagem total;
- Encha a pinhata com doces;
- Faça um corte pequeno ou furo no topo da pinhata para passar o barbante, para conseguir pendurá-la.
Quais doces escolher para a pinhata?
Você pode colocar quaisquer doces dentro da estrutura, mas normalmente se recomenda os que são um pouco mais duros, como as balas e os pirulitos.
O motivo disso é simples: as crianças vão pisar nos doces e se eles forem moles, como os chocolates, há um grande risco de se desfazer. Além do desperdício do doce, o local da festa pode ficar muito sujo, dando-lhe ainda mais trabalho na arrumação.
Como limpar a cabeceira da cama bem rapidinho de acordo com as dicas de uma diarista
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário