Como plantar cereja: veja os cuidados e os passos corretos para o melhor plantio
Confira, aqui, como plantar cereja em casa, com passo a passo para realizar esse processo de maneira correta!
A cereja é uma fruta deliciosa que pode ser utilizada na preparação de doces e de bebidas. Curiosamente, a cerejeira é cultivada em locais frios e a árvore não se adapta bem a climas tropicais.
No entanto, se morar em uma região com temperatura mais baixa dá para plantar cereja sem problema algum. A seguir, apresentamos um passo a passo de como cultivar a cerejeira. Acompanhe!
Onde plantar cereja?
Recomenda-se o plantio diretamente no solo de seu jardim, embora também seja possível cultivar em vasos. A diferença é que o recipiente limita o crescimento da planta, que pode chegar a cerca de 10 metros de altura.
Aproveite para ler:
Como plantar cenoura?
O local de plantio deve receber luz solar por, no mínimo, 4 horas por dia. O ideal é que nos outros períodos a planta fique na sombra. Assim, conseguirá garantir um crescimento adequado da cerejeira.
Passo a passo para plantar cereja
Plantar cereja é mais simples do que muitos pensam, só é preciso seguir alguns cuidados especiais para aumentar a chance de sucesso do cultivo. A seguir, você confere um passo a passo para te ajudar:
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- Escolha o local de plantio, se direto no solo do jardim ou em vaso. A terra deve ser fértil e ter boa capacidade de drenagem. Portanto, use terra fofa e a misture com areia, se for plantar no solo. Caso plante no vaso, preencha o fundo com cascalho e coloque terra em cima. Ah, o recipiente deve ter furos na parte inferior;
- Faça um buraco com cerca de 30 centímetros de profundidade e coloque a muda de cerejeira. Preencha eventuais espaços com terra, para fixar bem a planta;
- Realize a rega inicial, tendo o cuidado de não deixar a terra encharcada, apenas úmida.
Um detalhe importante: você também pode plantar cereja usando sementes. No entanto, esse método tem um índice menor de sucesso, principalmente se não seguir os cuidados iniciais de cultivar em um local úmido, iluminado, mas com menor incidência direta do sol.
Além disso, é preciso guardar as sementes de cereja por um período de três meses na geladeira antes do plantio, para simular condições de frio da sua região de origem.
Se optar pelo plantio com sementes, tenha em mente que as cerejeiras demoram meses para germinar. Portanto, se não notar a germinação em poucos dias, isso não quer dizer que o processo deu errado. É preciso aguardar mais para identificar o crescimento da planta.
Como regar a cerejeira?
Recomenda-se que a terra permaneça úmida, o que pode ser verificado ao enfiar o dedo em alguns centímetros do solo. Se ele sair seco e limpo, é sinal de que a planta precisa de água.
A rega deve ser feita com cuidado, sem excesso de água, pois ele pode apodrecer as raízes da planta. Além disso, quando se deixa a terra encharcada há uma maior chance de surgimento de pragas e doenças.
O que fazer para a cerejeira florir?
A cerejeira dá flores lindas que ajudam a decorar seu jardim. No entanto, isso só ocorre se seguir os cuidados necessários com a planta. Um deles é mantê-la na sombra em boa parte do dia.
Além disso, mexa a terra ao redor da planta para oxigená-la, o que favorecerá a absorção de água e de nutrientes. Outro cuidado é adubar a planta uma vez ao ano.
O período ideal para fazer a adubagem é no início da brotação, que ocorre na primavera, até o começo do outono. O adubo mais indicado para a cerejeira é o rico em fósforo (P). Se optar pelo adubo orgânico, é possível usar a torta de mamona ou farinha de osso.
Mas atenção para um detalhe importante: demora um tempo após o cultivo para a cerejeira florir. De maneira geral, isso acontece em cerca de cinco anos após o plantio.
Tutoramento por estaca
Durante o período inicial de crescimento da planta, recomenda-se o tutoramento por estaca. Ele ajudará a cerejeira a ficar mais firme, crescendo de modo vertical e reto.
Para isso, basta fixar a planta em uma estaca até que ela tenha condições de se manter firme na terra sem precisar desse suporte. Tenha esse cuidado desde a etapa inicial do plantio, prendendo a muda na estaca.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário