Início » Plantando » Alocásia: Os segredos que você PRECISA saber para plantar e 12 imagens de inspiração

Alocásia: Os segredos que você PRECISA saber para plantar e 12 imagens de inspiração

Confira, aqui, um passo a passo para plantar alocásia no jardim e em vaso, bem como dicas para cuidar dela corretamente.

A alocásia é uma planta tropical com folhas de tonalidade verde-escura e nervuras claras. São serrilhadas e, dependendo do tipo, podem ter folha verde-púrpura.

Elas são perfeitas para decorar seu jardim e o interior de seu lar, dando um toque exótico para o ambiente. Aqui, você confere como plantar e cuidar da alocásia. Continue a leitura e veja nossas dicas!

Como deve ser o solo para plantar alocásia?

Os segredos que você PRECISA saber para plantar e cuidar da alocásia da forma certa

A alocásia prefere um solo bem aerado e de drenagem rápida. Além disso, indica-se que seja um solo orgânico, rico em nutrientes e solto, com boa quantidade de turfa.

Caso a mistura de solo que tenha seja pesada, dá para adaptá-la para deixá-la perfeita para cultivar a planta, basta misturá-la com um pouco de perlita ou areia. Assim, ficará leve e terá boa capacidade de drenagem.

Como plantar alocásia: passo a passo

O cultivo da alocásia pode ser no jardim ou em vaso, desde que tenha sistema de drenagem para não reter o excesso de água da rega. Veja como plantá-la:

Passo a passo para plantar alocásia no jardim

Guia completo sobre alocacia
Guia completo sobre alocacia
  1. Se plantar em um canteiro do jardim, abra um buraco com o dobro de tamanho da muda que irá plantar. Coloque areia no fundo e água;
  2. Coloque adubo no buraco. Recomenda-se o uso de adubo orgânico, como o esterco animal bem curtido, com folhas e areia numa proporção 1:4:1;
  3. Acomode a muda e feche as laterais vazias com terra;
  4. Faça a primeira rega, evitando o excesso de água.

Passo a passo para cultivar alocásia no vaso

passo para cultivar alocásia no vaso
passo para cultivar alocásia no vaso
  1. Escolha um vaso ou jardineira com boa profundidade e largura;
  2. Coloque um punhado de brita ou cascalho fino no fundo do recipiente, para ter uma boa drenagem da água das regas;
  3. Coloque areia e adubo orgânico, como o esterco animal;
  4. Acomode a muda da planta e preencha os espaços vazios com terra;
  5. Regue e deixe a planta protegida, ou seja, longe da incidência direta do sol.

Como deve ser o ambiente para manter a alocásia?

Como se trata de uma planta tropical, a alocásia gosta de sombra e de receber sol indiretamente. Além disso, prefere temperaturas de amenas para quentes.



Também se recomenda que o ambiente seja úmido, o que nem sempre é possível em áreas internas. Mas dá para simular essa característica borrifando água nas folhas da planta.

Alocásia deve receber luz?

A planta se desenvolve melhor se receber luz indireta e brilhante. Dessa forma, terá um crescimento adequado e folhas num tom verde mais rico.

Não se recomenda expor a planta diretamente ao sol, pois os raios solares podem queimar ou branquear as folhas. Em ambientes internos, tente deixar a alocásia próxima de janelas com cortinas, por exemplo.

Regas da alocásia

Regas da alocásia
Regas da alocásia

A planta prefere solo úmido, portanto, faça a rega uma ou duas vezes por semana. Antes de realizá-la, verifique se a terra ou substrato está ficando seco. Em caso positivo, faça a rega. Se ainda estiver úmido, adie o processo.

O ideal é que regue a planta pela manhã e preferencialmente por baixo, na terra. Dessa forma, evita-se o excesso de água nas folhas.

Se a temperatura estiver muito alta, dá para borrifar água nas folhas, em pouca quantidade e sempre à distância, para não concentrar muito líquido em um só local.

Um detalhe importante: a planta tem um período de descanso no inverno. Nessa época, deixe que o solo fique quase seco entre as regas. Porém, não se recomenda deixar que seque totalmente, pois a alocásia pode ficar dormente.

Preciso adubar a planta?

Adubar alocasia
Adubar alocasia

A alocásia é uma planta que exige bastante nutriente para crescer bem. Por isso, a adubação é indicada no cultivo e como cuidado de manutenção.

No período de crescimento da planta, recomenda-se o uso de um fertilizante balanceado e diluído. Depois, a partir da primavera fertilize a cada duas semanas. Pare no final do verão e recomece o ciclo na nova primavera.

Troca de vaso

A alocásia pode chegar a um metro de altura e ter 0,65 metro de diâmetro. Caso queira que a planta cresça mais e atinja sua altura máxima, recomenda-se a troca de vaso por um maior.

O processo é semelhante ao de plantar a alocásia, somente se indica que tenha cuidado para não danificar as raízes da planta.

Imagens lindas de Alocásias

Que tal agora se inspirar com lindas imagens de alocásias? Vem ver!

Imagem 1 – Alocásia sob a luz do sol

Alocasia
Alocásia sob a luz do sol

Imagem 2 – Alocásia no jardim

alocasia no jardim
Alocásia no jardim

Imagem 3 – Alocásia vista de cima

alocásia vista de cima
Alocásia vista de cima

Imagem 4 – Alocásia no jardim externo

alocásia no jardim externo
Alocasia no jardim externo

Imagem 5 – Alocásia no vaso

alocasia no vaso
Alocásia no vaso

Imagem 6 – Folhas grandes da planta

folhas grandes de alocásia
Folhas grandes de Alocásia

Imagem 7 – Alocásia na mesa de casa como decoração

Alocásia na mesa de casa
Alocásia na mesa de casa

 


Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário