Como plantar gengibre: conheça os passos corretos para cultivar essa planta na horta ou em vaso
Confira um passo a passo de como plantar gengibre de forma correta, tendo essa planta em seu jardim ou horta em casa
O gengibre é amplamente utilizado na preparação de pratos e bebidas! No entanto, sua planta também pode servir como espécie ornamental, principalmente quando cultivada em vaso.
Quer ter essa planta em sua horta ou jardim, mas não sabe como plantar gengibre? Então, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber para cultivá-lo em casa!
Passo a passo de como plantar gengibre
O plantio do gengibre e mais fácil do que muitos pensam! Você pode realizá-lo diretamente no solo de seu jardim ou no vaso e o passo a passo para plantio é o mesmo. A seguir, você confere como executá-lo:
Aproveite para ler também:
Como plantar ora-pro-nóbis?
- Selecione um pedaço de gengibre para plantio. Ele deve ter um inchaço aparente e estar com pele firme. A cor desse pedaço deve ser semelhante ao bege claro e ele não deve ter muitas fissuras ou rugas escuras;
- Deixe o pedaço de gengibre mergulhado na água morna durante duas noites, no máximo. Desse modo, conseguirá facilitar o surgimento de brotos para germinação;
- Defina se plantará no vaso ou diretamente no solo. Se optar pelo vaso, recomenda-se que ele tenha entre 30 e 35 centímetros de altura. Coloque uma camada de drenagem no fundo, usando argila expandida ou brita;
- Prepare o substrato para plantio. Para isso, utilize duas partes de terra vegetal para uma parte de areia lavada (de construção). A finalidade é garantir um solo solto, leve, que não forma torrões e tem boa capacidade de drenagem;
- Molhe a terra deixando-a úmida. Se plantar em vaso, verifique se o excesso da água escoa pelos furos do recipiente na parte inferior;
- Faça buracos na terra usando seu dedo indicador. Então, coloque o pedaço de gengibre a aproximadamente três centímetros de profundidade. Os botões de brotos devem ficar para cima, sem estarem afundados na terra;
- Regue com mais um pouco de água, evitando deixar a terra encharcada;
- Cubra com substrato, tomando o cuidado de não tapar totalmente os botões dos pedaços de gengibre.
Qual o melhor período para plantar gengibre?
O gengibre é um rizoma de climas subtropical e tropical, com temperatura ideal que varia de 17ºC a 35ºC. Como ele gosta mais de calor, indica-se que seu plantio ocorra, preferencialmente, entre a primavera e o verão.
Local e iluminação adequados para plantio do gengibre
Recomenda-se que o cultivo seja feito em um lugar bastante iluminado, que receba a luz solar diretamente. Inclusive, a iluminação solar ajudará no desenvolvimento da planta.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- 》7 dicas para organizar seu quintal sem gastar muito: conheça ideias ÚTEIS para melhorar esse espaço
- 》Jardim organizado: como deixar sua área externa impecável em pouco tempo com essas 7 dicas INCRÍVEIS
- 》7 dicas para ter um jardim encantador: descubra os SEGREDOS que os paisagistas não querem te contar
Como deve ser a rega da planta?
Até que a germinação ocorra, indica-se que faça regas diárias, mantendo a terra sempre úmida. O ideal é pulverizar água diariamente ou quando identificar que a terra está ficando seca.
Depois da germinação, você pode reduzir a periodicidade das regas. O ideal é fazê-la quando notar que a terra está seca ou ficando seca. O solo deve ser mantido úmido.
Um detalhe importante: não exagere na quantidade de água! O excesso dela e seu acúmulo na terra ou no vaso pode levar ao apodrecimento da planta. Outro problema comum é o surgimento de doenças e fungos.
O ideal é sempre manter o solo úmido e não encharcado. Dessa forma, aumenta-se a chance de sucesso do cultivo, garantindo uma planta bonita e boa colheita.
Quando fazer a colheita do gengibre?
Após o plantio, o gengibre estará pronto para colheita entre sete e doze meses. Indica-se que a faça quando identificar que as folhas estão ficando amareladas.
Para colher é simples, basta tirar a planta com cuidado. Então, separe as hastes dos rizomas e coloque para secar por dois dias. Depois disso, o gengibre já estará pronto para consumo.
Como usar o gengibre?
O gengibre é muito versátil, tanto que pode ser utilizado no preparo de diversos pratos e bebidas. Ele é perfeito para temperar refogados, bem como carnes. Dá para misturá-lo com molho de soja, usando esse combo para temperar carnes para churrascos.
Também há a possibilidade de usar o gengibre para aromatizar bebidas. Um exemplo clássico de utilização é no preparo do quentão, mas você também pode adicioná-lo em drinks, chás e sucos de frutas, como o de melancia.
Além de saboroso, o rizoma auxilia no tratamento de resfriados e gripes, tem efeito anti-inflamatório, é antibacteriano e ajuda a fortalecer a imunidade.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário