10 ideias de decoração escandinava para ter uma casa tranquila
A decoração escandinava vem ganhando nossos corações, apresentando um estilo um pouco diferente do que costumamos ver na cultura brasileira.
Que esse estilo é lindíssimo já sabemos, mas ele acontece não apenas por uma questão estética, mas também pela forma como os escandinavos veem o mundo.
O estilo de vida escandinavo se baseia na simplicidade acima de tudo, e não é à toa que eles ocupam o topo do ranking de melhores países para se viver. Sendo assim, este estilo se aplica na forma como se vestem, se alimentam, se comportam e é claro, como constroem e decoram seus lares.
Este modo de viver reflete em um estilo de decoração minimalista, que preza pela funcionalidade e bem-estar nos ambientes internos, buscando qualidade de vida através da decoração.
Veja aqui 10 dicas de como você pode aplicar os conceitos da decoração escandinava na sua casa e ter mais qualidade de vida:
Cores neutras
Opte por uma paleta de cores neutras e suaves, como branco, cinza-claro, bege e tons pastel. Essas cores ajudam a criar um ambiente leve e sereno.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Iluminação natural
Aproveite ao máximo a luz natural em sua casa, mantendo cortinas leves e transparentes que permitam a entrada de luz. Evite o uso excessivo de cortinas pesadas ou persianas que bloqueiem a luz natural.
Biofilia
Aplique os conceitos de biofilia para trazer mais bem-estar para o seu ambiente. Use materiais naturais, como madeira clara, pedra e fibras naturais (algodão, linho) em móveis e acessórios, explore formas orgânicas e traga mais vegetação para dentro.
Veja também:
Design biofílico: como incorporar à casa?
Mobiliário simples
Opte por móveis com linhas simples e limpas, sem ornamentos excessivos. Móveis de madeira clara, com um design escandinavo característico, são uma boa escolha nesse estilo de decoração.
Acessórios aconchegantes
Adicione almofadas macias, mantas de lã, tapetes felpudos e cortinas de tecidos leves para criar uma atmosfera acolhedora e confortável. Esses elementos adicionam textura e ajudam a absorver o som, contribuindo para a tranquilidade do ambiente.
Minimalismo
Evite a desordem e o excesso de objetos decorativos. Mantenha apenas itens essenciais e escolha peças que tenham um propósito funcional ou significado pessoal.
Plantas e elementos naturais
Adicione plantas e elementos da natureza à decoração, como vasos com plantas verdes, flores frescas e pedras decorativas. Esses elementos trazem vida e trazem conexão com a natureza para dentro de casa, trazendo mais qualidade de vida e bem-estar.
Espaços amplos
A decoração escandinava valoriza a sensação de espaço e leveza. Se possível, crie espaços abertos, sem divisões ou com divisórias leves, para uma sensação de fluidez e amplitude.
Organização
Mantenha a casa organizada e livre de bagunça. Use soluções de armazenamento inteligentes para manter os itens fora de vista e garantir uma sensação de ordem e tranquilidade.
Memória afetiva
Adicione elementos decorativos que tenham significado para você, como fotografias, obras de arte ou objetos artesanais que despertem alguma memória afetiva, como o um móvel que pertenceu a algum familiar, ou até mesmo um quadro que lembre algo importante na sua vida.
Trazer estes elementos trará mais conexão com o seu lar, fazendo com que você sinta uma sensação única de pertencimento e aconchego.
A decoração escandinava é incrível, né? Investir nesse estilo irá trazer mais simplicidade no seu modo de viver, desapegando de coisas supérfluas e tornando seu dia-a-dia mais leve.
O mais importante é criar um espaço em que você se sinta relaxado e em paz.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.