Como ter uma decoração maximalista em casa? Confira estas dicas sensacionais
Alguns dão preferência ao minimalismo, já outros procuram apostar na decoração maximalista. E obviamente, você já percebe que ambos são opostos.
O maximalismo é uma contradição direta aos designs simplistas e da frase “menos é mais”. Nesse estilo decorativo, a filosofia é “mais é mais”, muito embora isso não queira dizer que seu lar deva ser desordenado ou bagunçado.
A tendência da decoração maximalista é abraçar mais cores, mais padrões, mais texturas. É ter mais liberdade para se divertir com o décor. Descubra como fazer isso na sua casa com algumas dicas práticas!
Incorpore camadas à decoração
Você não precisa de muito para ter uma decoração maximalista em casa. Um dos jeitinhos mais básicos é incluir camadas, como na mesa de centro da sala de estar.
Comece empilhando alguns livros, velas ou vasos com plantas de vários tamanhos. É possível brincar com os tamanhos dos vasos e dos livros.
Outra sugestão é fazer a sobreposição de tapetes, variando em tamanhos, texturas e cores para dar um contraste bacana ao espaço. Combine um tapete grande e estampado com um tapete menor de cor sólida por cima, por exemplo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Crie uma galeria de arte na parede
Obras de arte vibrantes na parede é outra forma de testar a ideia maximalista na decoração da casa. Isso porque as paredes nuas são muito incomuns nesse estilo.
Reúna os quadros e coloque-os em uma única parede, preenchendo-a por completo. Tamanhos diferentes dão um apelo peculiar ao ambiente, mas você pode simplificar o design com obras e molduras do mesmo tamanho, se quiser.
Nas molduras, a mistura de diferentes opções também causam uma boa impressão.
Não esqueça de equilibrar o visual espaçando cada quadro de forma consistente.
Adicione cor às paredes
Os tons neutros são sempre uma opção segura, porém, se você busca ser maximalista no décor é hora de sair da sua zona de conforto.
Escolha uma cor ousada para todo o cômodo ou dê um passo adiante e combine cores diferentes nas paredes, acabamentos ou elementos embutidos.
No entanto, tenha em mente a visão geral do ambiente para ter equilíbrio com o resto da decoração e não cause poluição visual.
Pinte o teto
O teto também é uma parede, então por que ele não pode receber uma atenção extra? Com a decoração maximalista, você é capaz de sair das regras tradicionais de design.
Por isso, aposte em um toque de cor à parede acima de sua cabeça, pois ela é capaz de transformar totalmente um ambiente. A decisão é sua: você pode pintar uma parede qualquer de destaque ou deixar essa função para o teto.
No estilo maximalista, tons profundos são populares, como verde-floresta, azul-marinho, roxo, marrom e outras cores ricas para que as cores mais brilhantes apareçam.
Veja também:
Vantagens do minimalismo
Opte por um papel de parede ousado
Outro ponto de partida para adicionar a vibe maximalista ao lar é com o uso de papéis de parede ousados, como floral ou estampado.
Ele pode ser aplicado em uma única parede, em todo o ambiente ou mesmo só no teto! Esteja atento aos padrões para colidir com as outras cores e o décor do espaço.
Use padrões
Se o papel de parede estampado ou floral for um pouco demais para você, que tal experimentar padrões em acessórios que são mais fáceis de trocar?
Nesse caso, você pode incluir cortinas estampadas, almofadas, cobertores ou tapetes para uma troca simples, e continuam dentro do seu orçamento.
De fato, a decoração maximalista gosta de causar um bom impacto, logo há a alternativa de incluir um backsplash ou piso de ladrilhos, tanto em sua cozinha quanto no banheiro. Não tenha medo de brincar com padrões, desde que funcionem com o espaço escolhido.
Escolha móveis de cores irreverentes
Assim como o papel de parede e a cor que você pode aplicar nelas, os móveis são um grande investimento para a decoração maximalista, ainda mais se escolher opções de cores fortes.
Ao equipar seu cômodo, varie em cores e textura de tecidos para gerar interesse visual.
Por exemplo, você pode usar um sofá de veludo em um tom colorido com um pufe de couro mais neutro. Porém, sempre escolha móveis que ofereçam conforto: essa é a premissa do maximalismo também: o conforto vem em primeiro lugar.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.