Sua tulipa ficará mais BONITA e SAUDÁVEL com essas 5 dicas pouco divulgadas
Descubra, aqui, cinco dicas para cuidar de tulipa, mantendo a planta muito mais bela e saudável por mais tempo!
As tulipas são flores elegantes e charmosas que contribuem positivamente com a decoração. Trata-se de uma planta de origem asiática que foi levada à Holanda em 1560 e se tornou um dos símbolos do país.
A flor está disponível em ampla cartela de cores e possui caule longo. Pode ser cultivada diretamente no solo, bem como em vasos. A seguir, damos dicas para cuidar da sua plantação de tulipas, deixando-as mais bonitas. Acompanhe e coloque todas em prática!
Como cuidar de tulipas?
A tulipa é uma planta que exige cuidados específicos, pois o solo e o clima brasileiro não favorecem seu cultivo e desenvolvimento. No entanto, é possível, sim, cultivá-la em seu quintal (e mais uma coisa: é recomendável plantar essas plantas na época de tulipas no Brasil, que é de março a setembro)! Veja 5 dicas para cuidar dessa planta :
1. Luminosidade ideal
Mantenha a tulipa brasileira em um local sem muito sol. A planta gosta da luz solar, mas não de forma excessiva, pois pode queimar sua folha. Por isso, posicione-a num local com sombra ou que a planta pegue somente o sol da manhã, que é o mais suave.
2. Regas da tulipa
As regas devem ser feitas sempre que notar que a terra está mais seca. Não deixe a terra encharcada, pois isso pode apodrecer as raízes da planta. Se quiser ter um melhor controle da água, use um borrifador para evitar o solo encharcado.
3. Vaso ideal de tulipas
Se não plantar a tulipa diretamente no solo, é preciso mantê-la em um vaso ideal (também é ideal plantar mudas ou pé de tulipas em vasos). Recomenda-se que ele tenha 30 centímetros e furos de drenagem da água, para evitar acúmulos e apodrecimento da raiz.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Caso troque o vaso, faça três camadas em seu interior: uma de pedras, outra de terra e outra de areia. Dessa forma, é possível garantir uma boa drenagem da água, o que fará com que a tulipa cresça saudável e dure mais tempo.
4. Uso de fertilizantes
Recomenda-se o uso de fertilizantes na tulipa no começo do outono ou da primavera, pois eles favorecem seu crescimento e florescimento. Utilize um de boa qualidade, principalmente os líquidos.
5. Podas
A indicação é que tire folhas e flores murchas, o que ajudará a manter a planta sempre bonita. Quando realizar esse processo, verifique se a tulipa não está com doenças ou pragas como os pulgões. Em caso positivo, utilize produtos específicos para eliminá-las.
Tais produtos podem ser garantidos em lojas especializadas em plantas, basta tirar uma foto da tulipa e mostrá-la a um atendente. Ele saberá identificar qual o problema e indicará o produto certo para combatê-lo.
Como cuidar de tulipas depois que as flores morrem?
Depois que as flores morrem, dá para reaproveitar parte da planta para novo cultivo e nova fase de florescimento. Veja, a seguir, como replantar tulipas depois da floração:
- Deixe a tulipa secar totalmente, parando as regas e uso de fertilizantes;
- Remova folhas amarelas quando a planta estiver completamente seca e murcha;
- Desenterre o bulbo da tulipa. Trata-se de uma parte da planta que parece uma cebola. Lave o bulbo e deixe secar totalmente. Enrole-o em um papel toalha e guarde em uma gaveta para posterior replantio;
- Faça o replantio quando estiver próximo da temporada de inverno. Coloque o lado liso do bulbo para baixo e cubra com 5 centímetros de terra, areia e composto orgânico. Dê preferência por fazer isso num local ensolarado de manhã;
- Regue diariamente, sempre tendo o cuidado de deixar o solo úmido, mas não encharcado;
- Aguarde que surjam brotos e continue o processo de rega, mas de forma mais espaçada, quando notar que a terra está ficando seca. A tulipa florescerá na primavera.
Fotos da flor de tulipa
As tulipas vem em várias cores diferentes, sendo as mais comuns as tulipas vermelhas, tulipas roxas e amarelas. É possível ter uma visão melhor das flores e cor da tulipa quando ela está aberta.
Plantar tulipa em vaso ou no solo?
Dá para plantar tulipa tanto no vaso como no solo. O vaso é interessante porque dá mobilidade à planta, portanto, conseguirá movê-la para um local com temperatura e luminosidade ideais.
Já o cultivo no solo é uma opção para quem deseja multiplicar a planta, criando canteiros de tulipas. Neste caso, recomenda-se cultivar em um local com muita luz, mas não com excesso de sol. Além disso, o solo não pode receber água em abundância.
Também considere se o local está livre se ervas daninhas e outras pragas, para não roubar os nutrientes do solo que a tulipa precisa para se desenvolver. Em caso positivo, faça o tratamento da área ou escolha outro local para cultivo.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário