Início » Organizando » Dicas para o Dia a Dia » Air Fryer e outros 5 dispositivos que você nunca deve conectar em cabos de extensão (e o motivo)

Air Fryer e outros 5 dispositivos que você nunca deve conectar em cabos de extensão (e o motivo)

Descubra a lista de aparelhos que mais oferecem risco quando ligados em cabos de extensão. Evite acidentes!

O uso de cabos de extensão para conectar aparelhos domésticos pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam que essa prática pode causar acidentes graves. Você sabia?

Dispositivos de alto consumo energético, como air fryers, micro-ondas e aquecedores portáteis, por exemplo, representam um risco significativo de incêndios quando conectados a extensões ou filtros de linha, que não foram projetados para suportar altas cargas elétricas. Entenda o motivo e quais dispositivos merecem atenção.

Os perigos de conectar em cabos de extensão

cabos de extensão
Cabos de extensão| Foto: JJ Gouin/Getty Images

Eletricistas enfatizam que qualquer aparelho que consuma mais de 1.500 watts deve ser conectado diretamente a uma tomada de parede.

Isso porque o uso inadequado de cabos de extensão pode levar ao superaquecimento dos plugues, ao derretimento de fios e, em casos mais extremos, a incêndios domésticos.

Abaixo, destacamos os dispositivos mais perigosos e os motivos pelos quais eles nunca devem acabar conectados as cabos de extensão. Olha só!

Dispositivos perigosos e o risco do uso de cabos de extensão

Air Fryer

Air Fryer

Air fryers têm se tornado indispensáveis em muitas cozinhas, mas ligá-las a cabos de extensão é um erro que pode custar caro.



Modelos maiores chegam a consumir até 2.000 watts, excedendo a capacidade segura da maioria das extensões. Para evitar riscos de superaquecimento e fogo, portanto, esses aparelhos devem acabar conectados a uma tomada direta.

Micro-ondas

Micro-ondas

Sem um circuito dedicado, os micro-ondas também não devem ser conectados a extensões. Por sua alta potência, que frequentemente supera 1.200 watts, esse tipo de ligação pode sobrecarregar o circuito e causar falhas elétricas.

Aquecedores portáteis

Aquecedores portáteis

Segundo a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA, aquecedores portáteis, por outro lado, estiveram envolvidos em cerca de 1.700 incêndios por ano entre 2017 e 2019 no país.

Quando conectados a cabo de extensão, esses aparelhos podem derreter plugues e iniciar incêndios. Eletricistas ressaltam que esse tipo de equipamento deve acabar usado com extrema cautela, sempre ligado diretamente à tomada.

GeladeirasGeladeiras - cabos de extensão

Embora o consumo de energia de uma geladeira seja constante e relativamente baixo em comparação a outros aparelhos, a ligação por cabos de extensão ainda representa um risco.

Esse tipo de instalação pode comprometer o funcionamento do aparelho ou gerar instabilidade elétrica, aumentando as chances de superaquecimento.

Torradeiras e fornos elétricos

Torradeiras e fornos elétricos- cabos de extensão

Torradeira ou Forno Elétrico também exigem entre 1.200 e 1.400 watts para operar. Assim como outros dispositivos de cozinha, conectá-los a extensões pode levar ao superaquecimento dos cabos e até mesmo a curtos-circuitos.

Ar-condicionado

Ar-condicionado - cabos de extensão

Unidades de ar-condicionado demandam energia significativa e devem acabar conectadas a circuitos específicos.

O uso de extensões pode sobrecarregar o compressor do aparelho, reduzir sua eficiência e provocar um superaquecimento que pode resultar em incêndios.

Riscos adicionais dos cabos de extensão e medidas preventivas

Por fim, vale saber que conectar cabos de extensão entre si, prática conhecida como “daisy chaining”, é outro erro comum que aumenta o risco de incêndios e afeta a segurança doméstica.

Extensões de calibre fino acabam frequentemente incapazes de suportar a amperagem de dispositivos com elementos de aquecimento, como torradeiras e micro-ondas, por exemplo.

Além disso, filtros de linha devem acabar reservados para eletrônicos de baixa potência como laptops e carregadores de celular, nunca para aparelhos que exigem alta carga elétrica.

Esse artigo foi útil para você?

Leia também: Saiba como limpar a televisão sem causar riscos ou mesmo estragar a tela!


Como limpar o forno (fogão ou microondas) sem esfregar usando apenas dois ingredientes simples

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Jornalista com mais de 12 anos de experiência, atualmente graduanda em Marketing Digital. Especialista em energia renovável, beleza, tecnologia e receitas, com uma abordagem criativa e apaixonada por compartilhar conhecimento. Dedica-se a inspirar e promover o empoderamento feminino por meio de seus conteúdos.

Deixe seu comentário