Como fazer glitter ecológico para o Carnaval? Aprenda receitas sustentáveis para brilhar muito
Confira, aqui, receitas econômicas e simples para fazer glitter ecológico para o Carnaval em casa
O glitter ecológico é uma das principais alternativas para quem quer brilhar no Carnaval! Trata-se de uma opção que não prejudica o meio ambiente como o glitter tradicional.
O melhor? Dá para fazer glitter ecológico para o Carnaval em casa! A seguir, apresentamos receitas sustentáveis para você fazer, todas econômicas e seguras para a natureza. Vamos nessa?
Por que usar glitter ecológico?
O glitter ecológico tem vantagens especiais em relação ao tradicional, principalmente no que se refere aos impactos no meio ambiente.
Veja ainda:
Artesanato para Carnaval: Ideias incríveis!
O tradicional é confeccionado com microplásticos revestidos com brilho. O problema é que esse material não se decompõe rápido e ainda adere com muita facilidade a qualquer superfície.
Além disso, esses microplásticos conseguem absorver químicos nocivos. Em rios, os peixes confundem o glitter com alimento e o material se acumula em seu organismo, causando danos.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Em aterros sanitários, o glitter permanece no solo por anos, além de grudar em itens como vidros e papéis, impedindo que possam ser reciclados.
Com o glitter biodegradável é possível evitar todos esses problemas! Ele é uma solução mais sustentável, que não compromete a natureza e ainda permite que você brilhe nas festas de Carnaval.
Como fazer glitter ecológico com gelatina
Uma das formas de fazer glitter biodegradável é usando a gelatina incolor como base. A seguir, você confere quais ingredientes precisará e como executar essa receita:
- Água;
- Gelatina incolor;
- Corante alimentício na cor de sua preferência;
- Mica.
Misture todos os ingredientes em um recipiente e coloque para derreter em banho-maria. Durante todo esse processo, é importante mexer bem os ingredientes até que se dissolvam por completo.
Então, coloque a mistura em uma superfície de plástico e deixe descansando entre cinco e sete horas, que é o período que leva para endurecer. Depois, bata no liquidificador até que vire pó. Peneire e armazene para uso quando quiser!
Como fazer glitter ecológico com sal
O sal de cozinha também é um aliado de quem deseja fazer glitter biodegradável de forma econômica. Conheça quais ingredientes usar e como fazer essa receita:
- Corante alimentício na cor de sua preferência;
- Sal de cozinha;
- Mica.
Em dois recipientes, coloque quantidades aproximadas de sal e mica. Então, coloque o corante no sal e na mica até que atinja a cor desejada. Normalmente, utiliza-se mais corante para a mica do que para o sal.
Deixe secar por cerca de uma hora. Misture o conteúdo dos dois recipientes e pronto, seu glitter biodegradável já poderá ser utilizado!
Como fazer glitter biodegradável de corante natural
Também dá para utilizar corante natural para fazer seu glitter ecológico. Abaixo, você confere todos os materiais necessários e como colocar essa receita em prática:
- 24 gramas de gelatina incolor;
- 4 colheres de sopa de água quente;
- 1 colher de sopa de corante natural, como cúrcuma, pó de hibisco, clorofila, açafrão, entre outros;
- 1 colher de sopa de pó de mica prata ou dourada;
- Folhas de acetato.
Em um recipiente, coloque a gelatina e água quente, mexendo até que se dissolva por completo. Se ficar com grumos, termine de dissolver no banho-maria em temperatura baixa.
Adicione o corante e misture até tudo ficar homogêneo. Coloque a mica e misture novamente. Com uma espátula ou pincel, espalhe o líquido em folhas de acetato, deixando uma camada média com bordas grossas.
Aguarde o período de 12 a 48 horas, tempo necessário para secagem do produto. Então, corte ou rasgue as placas de glitter em pedaços médios e bata no liquidificador. Triture até ter um floco do tamanho que deseja. Quanto mais triturar, menor será a partícula de glitter ecológico.
Como fazer glitter ecológico com ágar-ágar
Também dá para fazer glitter ecológico com ágar-ágar! A seguir, você descobre o que usar e detalhes de como realizar essa receita:
- 1 colher de sopa de ágar-ágar;
- 10 colheres de sopa de água;
- 1 colher de chá de corante alimentício;
- 1 folha de acetato.
Numa panela, misture o ágar-ágar e água até que tudo fique homogêneo. Leve ao fogo baixo até que a mistura esquente. Mexa sempre e não deixe levantar fervura.
Retire do fogo e acrescente o corante. Se preferir, dá para substitui-lo por pó perolado. Coloque a mistura em uma folha de acetato e aguarde o tempo de secagem, que é de cerca de sete horas.
Depois, tire o glitter da folha de acetato e bata no liquidificador até atingir a textura desejada.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário