Hortênsias não estão florescendo? 6 razões para isso e como resolver
Suas hortênsias não estão florescendo? Se a planta aparenta estar saudável, melhor: é possível remediar essa falta de florescimento com tranquilidade.
Isso acontece por alguns descuidos básicos de cultivo. Por isso, entenda por que suas hortênsias não estão florescendo e como resolver de vez!
Poda no momento errado
Suas hortênsias não estão florescendo por uma das razões mais comuns dos amantes dessas flores: a poda na época errada do ano.
Acertar na poda começa, na verdade, determinando o tipo de hortênsia que você está cultivando.
Certas espécies de hortênsias desenvolvem botões de flores e florescem na mesma estação de crescimento, por isso, faça a poda no início da primavera. É o caso da hortênsia lisa (Hydrangea arborescens) ou da hortênsia panícula (Hydrangea paniculata).
Já outras, como as de folha grande (Hydrangea macrophylla) ou de folha de carvalho (Hydrangea quercifolia), precisam de poda logo após o término de floração, que ocorre na primavera e início do verão.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Lembre-se: o processo de poda precisa ser feito na altura certa. Evite cortar os botões das flores.
Falta de umidade
As hortênsias são plantas que gostam de umidade e precisam de água consistente para florescer. Especialmente no verão, elas precisam de regas regulares.
Se o solo não está úmido, a planta não terá água suficiente para a fotossíntese, que é justamente o “alimento” necessário para a floração.
Nunca deixe o solo secar por completo, mas certifique-se de drenar bem para evitar água parada que possa afogar as raízes. Para reter a umidade no solo, você pode adicionar composto antes do plantio e cobertura morta ao redor da base, assim isso limita a perda de água durante a evaporação.
Luz insuficiente
As hortênsias crescem melhor quando recebem luz da manhã e sombra parcial durante a tarde. Se essa planta crescer em local com muita sombra, ela terá poucas flores, além de hastes alongadas e flexíveis.
Por isso, se suas hortênsias não estão florescendo, talvez seja hora de trocá-la de lugar para fornecer mais iluminação solar.
A maioria das hortênsias requer pelo menos três a quatro horas de luz solar direta por dia (idealmente a da manhã). O sol pleno da tarde é muito intenso para a espécie, não sendo benéfico para a floração.
Se precisar trocar a planta de vaso, faça isso no início da primavera.
Excesso de nitrogênio na fertilização
Isso não é apenas da hortênsia! Qualquer planta com flor que recebe muito fertilizante de nitrogênio pode colocar muita energia no crescimento das folhas, custando assim as flores.
Logo, pelo nitrogênio ser essencial para a sobrevivência das plantas, ele será usado para formar novas folhas e apoiar a folhagem já existente.
Por outro lado, existe o fósforo, que também é outro nutriente necessário às verdinhas. Nesse caso, ele é usado pelas plantas para produzir novas raízes, sementes, frutos e flores.
Caso você fertilize as hortênsias com mais nitrogênio do que potássio, a planta pode pular a floração e só desenvolver mais folhagem.
Veja também:
Luz solar direta ou indireta: qual é a melhor para suas plantas?
Problemas com pragas e doenças
Pragas e doenças são um pouco improváveis, mas podem acontecer, afinal nenhuma planta está imune.
Entre as várias pragas de jardim, as hortênsias podem sofrer com o ataque de cochonilhas, besouros, pulgões, lesmas e caracóis. O dano causado por esses insetos enfraquece a planta e a sua capacidade de florescer, resultando, por consequência, na falta de flores.
Ao notar problemas com pragas, resolva imediatamente.
Da mesma forma, o oídio é um dos problemas mais comuns, seguido pela ferrugem e outras doenças fúngicas e bacterianas. Dependendo da gravidade do problema, podem causar a queda das folhas, o que retira a energia da planta (que seria necessária para a floração).
Uma dica é sempre limpar as hortênsias, bem como fornecer um espaço adequado para circular o ar entre as folhas. Evite também a irrigação por cima.
São espécies para presente
Sabe aqueles lindos vasos com hortênsias que são presenteáveis? Isso pode ser um motivo para que elas não estejam florescendo, pois elas são muito diferentes das encontradas em jardins.
Como assim? Simples: tais plantas são cultivadas com o único objetivo de florescer rápido e gerar mudas, usando temperaturas quentes e vários fertilizantes.
Como resultado, ao tentar transplantá-las para o seu jardim, será improvável que elas cresçam bem ou produzam novas flores tão cedo. É melhor mantê-las dentro de casa até que terminem de florescer, depois descartadas ou usadas como folhagem simplesmente.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.