5 Ideias simples para renovar seu jardim da frente da sua casa e impressionar sem gastar muito
Quer um jardim que chame atenção? Descubra como criar um espaço incrível sem ultrapassar o orçamento e garantir um paisagismo acessível
Para quem busca soluções práticas e econômicas, o paisagismo acessível oferece ideias que aliam beleza e funcionalidade sem pesar no bolso. Confira cinco dicas para renovar seu espaço externo e impressionar com criatividade.
1. Canteiros simples e econômicos para um paisagismo acessível
Criar canteiros elevados é uma solução de grande impacto visual que não precisa envolver altos custos.
Para isso, remova o gramado da área escolhida, aerando e acumulando o solo diretamente no local, sem o uso de molduras de madeira.
Além de economizar, você terá um espaço limpo e preparado para receber flores e plantas. Opte por áreas com boa incidência de luz solar e fácil acesso à água para garantir resultados duradouros.
2. Elementos verticais e decorativos
Adicione treliças ou arcos ao seu jardim, utilizando materiais simples como galhos, barbantes ou arames. Eles podem acabar encontrados em lojas de ferragens.
Essas estruturas criam um ponto focal interessante, especialmente quando combinadas com plantas trepadeiras como rosas ou clematis, por exemplo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Outro recurso prático envolve instalar caixas de janela, ideais para preencher pequenos espaços verticais com flores que podem ser trocadas ao longo do ano. Isso adiciona cor e dinamismo à fachada.
3. Plantas que fazem a diferença
Investir em espécies perenes ou nativas pode trazer economia e praticidade. Bulbos de tulipas, narcisos e jacintos, por exemplo, acabam como boas opções acessíveis que florescem anualmente, se multiplicam no solo e proporcionam um jardim sempre florido.
Já as plantas nativas, por serem adaptadas ao clima local, demandam menos manutenção e atraem polinizadores como abelhas e borboletas, enriquecendo o ecossistema do seu jardim.
4. Cobertura e detalhes que transformam
Aplicar mulch ao redor dos canteiros, por outro lado, acaba como uma maneira simples de dar um acabamento mais polido ao jardim.
Materiais como folhas secas ou cavacos de madeira ajudam a reter a umidade do solo, reduzindo a necessidade de regas frequentes e prevenindo o crescimento de ervas daninhas.
Além disso, pequenos detalhes como fontes de água ou banheiras para pássaros podem adicionar charme e criar uma atmosfera relaxante na entrada da casa.
5. Dicas acessíveis para maximizar o impacto do paisagismo acessível
Por fim, pequenos gestos podem trazer grandes resultados. Cultivar plantas a partir de sementes é uma alternativa econômica e recompensadora, especialmente para iniciantes que buscam um paisagismo acessível.
Por outro lado, plantar árvores pequenas ou cultivadas a partir de mudas é uma forma prática de criar sombra, ou destacar pontos específicos do jardim.
Acredite: com planejamento e dedicação, é possível transformar até mesmo os menores espaços em áreas de destaque visual.
Designers revelam quais as cores atemporais vão transformar as casas em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário