Iluminação da zamioculca: quanta luz ela precisa? Tire todas as dúvidas AGORA!
Dos cuidados que você precisa ter, a iluminação da zamioculca é uma das principais, afinal, você quer garantir que essa espécie permaneça sempre saudável, não é?
Nesse sentido, o objetivo é manter essa maravilha de planta verde e exuberante fornecendo as condições ideais de desenvolvimento.
Iluminação da zamioculca: ela pode sobreviver sem luz?
Um fato indiscutível sobre a zamioculca é justamente que ela é uma das mais resilientes quando se trata de iluminação.
Ou seja, ela é conhecida por prosperar em condições de baixa luminosidade, o que a torna uma escolha perfeita para espaços internos com pouca luz natural.
Portanto, a zamioculca pode sobreviver e ficar bem com luz indireta ou sombra parcial, mas vamos explorar agora o quão intensa deve ser essa luz para garantir um crescimento saudável.
Iluminação da zamioculca: qual é a certa?
Então, mesmo que ela seja uma planta adaptável a pouca luz, é bom saber que a zamioculca cresce de forma mais saudável quando exposta à luz indireta brilhante.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Isso significa que você pode colocá-la em uma sala bem iluminada, mas evite a luz solar direta, pois isso pode causar danos às folhas da planta.
No entanto, você pode ainda notar que sua zamioculca crescerá bem em condições de luz média a baixa. Dessa forma, se a luz na sua casa não for muito intensa, não se preocupe: a zamioculca ainda pode se desenvolver graciosamente.
Contanto que a luz seja suficiente para que você consiga ler um livro sem precisar ligar uma lâmpada durante o dia, por exemplo, a planta ficará satisfeita.
E se a zamioculca estiver recebendo muita luz?
Às vezes, os entusiastas de plantas podem exagerar e acabar colocando suas plantas em locais muito ensolarados.
Quando se trata de zamioculca, o excesso de luz direta pode resultar em folhas queimadas ou amareladas.
Se você notar que as folhas da sua zamioculca estão desenvolvendo manchas amarronzadas ou apresentando um tom amarelado, é hora de realocá-la para uma área com luz indireta brilhante ou sombra parcial.
Lembre-se de que, embora ela possa tolerar condições de baixa luminosidade, a zamioculca também precisa de luz para realizar a fotossíntese e manter sua exuberante aparência.
E se a zamioculca não recebe luz suficiente?
Por outro lado, se sua zamioculca não estiver recebendo luz suficiente, ela pode começar a mostrar sinais de estiolamento.
Basicamente, o estiolamento ocorre quando as plantas se esticam na direção da luz em busca de mais iluminação. Isso pode resultar em caules longos e finos, folhas pequenas e descoloridas, e uma aparência geral pouco saudável.
Por isso, para evitar que isso aconteça, tente encontrar um local com mais luz indireta brilhante e observe como a planta se adapta.
A zamioculca sobrevive com luz artificial?
Enfim, se você mora em um local onde a luz natural é escassa, você precisa analisar outras soluções de iluminação da zamioculca.
A espécie pode sobreviver (e prosperar), sim, com luz artificial adequada.
Além disso, a zamioculca não é exigente quando se trata de fontes de luz. Ela aceita facilmente luzes fluorescentes, de LED ou incandescentes.
Assim, sinta-se à vontade para colocá-la em seu escritório ou em um cantinho aconchegante da sala com iluminação artificial. Apenas não a coloque tão perto da luz para evitar que as folhas queimem.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.