Início » Decorando » Como Integrar Mesa Dobrável em Cozinha Pequena: Segredos e Dicas

Como Integrar Mesa Dobrável em Cozinha Pequena: Segredos e Dicas

As cozinhas pequenas podem ser um desafio criativo na decoração e funcionalidade das nossas casas. Com espaço normalmente restrito, cada escolha de móvel precisa ser estratégica, pois só assim é possível aproveitar cada cantinho precioso desse cômodo tão importante. Nesse contexto, a mesa dobrável acaba sendo uma solução inteligente para a cozinha.

E não, ela não precisa parecer um ponto improvisado.

É muito possível integrar esse móvel à decoração e deixar tudo mais charmosos multifuncional no seu espaço. Confira as dicas de como fazer isso da forma mais harmoniosa e bonita para a sua casa.

5 – Área em que a mesa dobrável ficará na cozinha precisa ser estratégica

mesa dobrável na cozinha 2

Ao decidir colocar uma mesa dobrável na cozinha, a seleção do local onde ela será fixada é muito importante.

É preciso analisar o layout da cozinha e escolher um ponto que não atrapalhe o fluxo de passagem, como o acesso a armários ou o uso de eletrodomésticos. O ideal é procurar áreas que não sejam de passagem constante e permitam que a mesa desempenhe suas funções sem causar transtornos, nem mesmo quando estiver recolhida.

4 – Tamanho da mesa é importante

O tamanho da mesa dobrável também precisa ser estratégico.



A proporção desse móvel deve ser coerente não só com o espaço físico disponível, mas também com o número de pessoas que normalmente ela precisará atender.

Um grande erro, por exemplo, seria escolher uma peça que, mesmo dobrada, ocupasse um volume significativo da área útil da cozinha. Assim, ao escolher a mesa, leve em conta as medidas do ambiente e o tamanho que ela ocupa ao ser armazenada.

3 – Design deve estar alinhado ao restante da cozinha

 

Quando se trata de design de interiores para espaços pequenos, a estética da mesa dobrável é o assunto que toma conta, afinal, quando pensamos nesse móvel, por vezes temos em mente algo sem graça, que parece não combinar com nada.

É importante lembrar que mesmo fechado, o móvel vai estar visível (ao menos na maior parte das vezes) e por isso, precisa estar em harmonia com o estilo geral da cozinha.

Para garantir que isso aconteça, a melhor saída pode ser encomendar uma peça sob medida, pois assim é possível fazer a seleção de materiais, e escolher os acabamentos.

Se isso não for possível, não tenha preguiça de pesquisar. Hoje em dia existem várias opções no mercado de mesas dobráveis com materiais mais nobres e uma diversidade de cores e linhas. Com certeza você vai encontrar alguma que combine com os seus móveis.

2 – Banquetas ou cadeiras compactas são o ideal

As cadeiras ou banquetas que acompanharão sua mesa dobrável são igualmente importantes, especialmente para manter a sensação de mais espaço em cozinhas pequenas.

Modelos menores e que possam ser facilmente armazenados representam escolhas inteligentes. Há opções no mercado que, além de esteticamente bonitos, são projetadas para serem penduradas na parede ou empilhadas, diminuindo ainda mais o espaço necessário para guardá-los quando não estiverem sendo usados.

1 – Se for possível opte por embutir a mesa dobrável a outro móvel ao invés da parede

Se a configuração do espaço permitir, que tal embutir sua mesa dobrável como parte de outro móvel, como um armário ou uma ilha central da cozinha?

Essa é , de longe, a solução mais eficiente e elegante para quem realmente precisa economizar espaço e deixar tudo com um aspecto mais clean.

Além de economiza espaço, essa solução contribui para uma aparência mais moderna para a cozinha, afinal, a mesa torna-se uma extensão do móvel que já existe, e quando não está sendo usada, simplesmente desaparece da cozinha.

E então, gostou das dicas? Deixe sua opinião ou sugestão aqui nos comentários!


Quais as cores usar na decoração da festa de ano novo 2025, segundo especialistas

» Veja dicas exclusivas para sua casa

cores decoração ano novo 2025
É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário