ISTO AQUI é o que você precisa fazer para ter um jardim em espaços pequenos; dicas EXCLUSIVAS
Descubra, aqui, tudo o que você precisa para ter um jardim em espaços pequenos e monte um perfeito em seu lar
Pode não parecer, mas dá para montar um jardim em espaços pequenos, garantindo uma área verde incrível que contribuirá para decorações internas e externas.
Tem essa vontade, mas não possui ideia de como montar jardim em espaços pequenos? Então, você está no lugar certo! Aqui, você descobre tudo o que precisa para colocar esse sonho em prática. Confira!
Inspire-se em estilos de jardim
Existem diferentes estilos de jardim e você pode se inspirar neles para montar o seu. Assim, é possível limitar opções de plantas e itens de decoração usados na área.
Entre os principais estilos, destaque para o jardim zen, que é perfeito para quem deseja ter um canto para relaxar. Além das plantas, você pode usar fontes de água na área, sinos dos ventos, cristais, entre outros.
Também dá para se inspirar em um jardim oriental, que se caracteriza por ser pequeno, com plantas menores como os bonsais. São boas alternativas para desestressar ao cuidar das plantas.
Há, ainda, o jardim desértico, que usa plantas típicas de áreas áridas (cactos e suculentas) e trabalha bastante com areia e pedras. É uma boa alternativa para quem deseja ter um jardim fácil de cuidar.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
O jardim tropical também é uma opção para quem gosta de plantas exuberantes! Existem espécies que dão flores diferenciadas, de um colorido intenso, ideal para quem gosta de jardins mais vistosos.
Escolha o local perfeito
O local perfeito para montar jardins em espaços pequenos deve ter terra fértil e boa iluminação. Mas esses ainda são detalhes contornáveis. Por exemplo, se o solo não for fértil, você pode adubá-lo regularmente para que tenha os nutrientes essenciais para as plantas.
Caso a iluminação não seja tão boa, a indicação é que plante espécies de meia sombra ou de sombra. Desse modo, aumenta-se a chance de sucesso do cultivo. O ideal é sempre estar aberto a adaptar o jardim, se for necessário.
Outro detalhe a prestar atenção sobre o local é se ele é de fácil acesso. Lembre-se que você terá de regar, podar e adubar a área regularmente. Portanto, é preciso ter espaço suficiente para realizar essas atividades de forma segura e com conforto.
Cultive as plantas adequadas
Para saber se as plantas são adequadas, verifique dois detalhes principais: luminosidade do local do jardim e porte. No que se refere à luz, escolha plantas de acordo com a incidência solar, se alta, meia sombra ou sombra.
Sobre o porte, para jardins pequenos normalmente se indica o cultivo de plantas compactas, pois ocupam menos espaço. Isso possibilita ter mais de uma espécie no local. Se possível, opte por plantas que crescem na vertical.
Existem outros detalhes que você também pode considerar para escolher as plantas, como a temperatura da região. Há plantas que são mais resistentes ao frio, enquanto outras resistem melhor ao calor intenso.
Também verifique se as espécies que deseja plantar são antagônicas, isto é, competem entre si por espaço, água e nutrientes. Escolha somente as que convivem em harmonia, para que seu jardim vingue.
Confira essa seleção de ideias para você mesmo cuidar do jardim da sua casa:
• Dicas de jardinagem para iniciantes
• Como escolher as plantas certas para o seu jardim?
• Dicas para jardins pequenos em quintais
• Plantas para quintal com sol: as melhores espécies
Tenha vasos, substrato, mudas e/ou sementes
Se não tiver terra em seu quintal ou se quiser montar o jardim dentro de casa, garanta vasos para cultivo. Eles devem ter furos na parte inferior, para evitar o acúmulo de água da rega. Se o vaso não tiver uma aparência tão bonita, coloque-o em um cachepot.
O substrato é utilizado para cultivo, funcionando como uma base de fixação, além de fornecer nutrientes para as mudas e/ou sementes. Assim, aumenta-se a chance de que as plantas cresçam com saúde e durem mais.
Invista em ferramentas de jardinagem
As ferramentas de jardinagem facilitam seu trabalho de montagem do espaço. É interessante ter pás, ancinho, tesoura de poda, borrifador, entre outros itens.
Com essas ferramentas dá para realizar atividades como a troca de vasos com maior praticidade, reduzindo o risco de danos às plantas.
Use itens de decoração de jardim
Há uma grande variedade de itens de decoração que você pode usar em jardim, como pedras, bancos de madeira, mesas pequenas, suportes de metal, adornos, entre outros. Essa é uma boa ideia para diferenciar a decoração do espaço, dando personalidade a ela.
Aproveite o espaço vertical
Quer ampliar a área de cultivo de plantas? Então, considere aproveitar o espaço vertical, com colocação de vasos de plantas em paredes ou em suportes no teto. É uma excelente dica para montar um jardim suspenso, conquistando um resultado encantador.
Como podar a jiboia perfeitamente seguindo dicas de profissionais para que isso nunca mais seja um bicho de sete cabeças
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário