Jardim seco é a chave para economizar água e ter um espaço externo lindo
Já ouviu falar em jardim seco? Esta é uma opção que está cada vez mais popular para quem deseja unir o apreço pela estética e a sustentabilidade. Também conhecida como xeropaisagismo, esta é uma técnica que usa plantas de climas áridos e baixa umidade.
A vantagem é que, além de reduzir drasticamente o consumo de água e o tempo gasto com manutenção, essa é uma escolha ambientalmente consciente. A seguir, entenda melhor sobre este modelo.
Por que criar um jardim seco?
Criar um jardim seco exige um planejamento cuidadoso, principalmente na escolha de plantas e materiais. Espécies como cactos, suculentas e agaves são escolhas ideais, pois são capazes de prosperar em solos bem drenados e com pouca irrigação.
Para o solo, recomenda-se cascalho e pedras na cobertura, já que ajudam a reter a umidade. Tudo isso unido a vasos decorativos de cerâmica e esculturas promovem um visual que une simplicidade e beleza a esse estilo de paisagismo.
Quais plantas funcionam em um jardim seco?
O primeiro passo para quem deseja um jardim seco em casa é escolher bem as plantas. Por isso, opte por espécies resistentes à seca, como lavandas, cactos, suculentas e plantas nativas da região.
Para quem vive em regiões com longos períodos de seca, escolha plantas com raízes profundas, que buscam umidade em camadas mais baixas do solo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Dica: o uso de cobertura morta, como cascalho ou rochas, reduz a evaporação da água e a controla o crescimento de ervas daninhas. Assim, sua manutenção fica mais prática e eficiente.
Como deixar o jardim seco bonito?
Passa das partes técnicas, é hora de pensar também no design e decoração do seu jardim, já que a estética também é um fator importante.
Pensando nisso, utilize formas geométricas e elementos naturais como pedras e areia para criar uma sensação de fluidez e harmonia no espaço. Acessórios decorativos como vasos e fontes de água minimalistas também realçam o espaço.
O jardim seco é uma ótima opção para quem deseja ter um espaço verde em casa, sem gastar muito tempo de manutenção e ate mesmo dinheiro. Esta escolha, além de sustentável e econômica, cria um refúgio no seu lar.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário