Início » Plantando » 7 dicas para jardins pequenos em quintais de casas que NENHUM ESPECIALISTA poderia te dar

7 dicas para jardins pequenos em quintais de casas que NENHUM ESPECIALISTA poderia te dar

Veja dicas para montar jardins pequenos em quintais de casas e adote todas para ter maior chance de sucesso

É possível montar jardins pequenos em quintais de casas, garantindo um espaço externo mais bonito e agradável para se passar o tempo.

Gosta dessa ideia, mas não sabe como montar jardins pequenos em quintais de casas? Não precisa desistir! Aqui, você confere sete dicas que vão simplificar esse trabalho. Acompanhe e adote todas!

1. Escolha um local iluminado

7 dicas para jardins pequenos em quintais de casas que NENHUM ESPECIALISTA poderia te dar

O ideal é que o local de montagem de jardins pequenos em quintais de casas seja iluminado, ainda que indiretamente. A razão disso é simples: plantas precisam de luz, ainda que mínima, para sobreviver.

Se o local for bastante iluminado, escolha plantas que preferem luz brilhante direta. Caso receba pouca iluminação, aposte nas espécies de sombra ou meia sombra. Desse modo, é possível ter um jardim bonito ao longo do ano.

2. Garanta que o solo seja fértil

jardim pequeno no quintal

Outro cuidado que se deve ter é garantir que o solo seja fértil. E quais são as características desse tipo de solo? Simples: fofo, leve e com nutrientes essenciais como nitrogênio, fósforo e potássio.

Se não tiver certeza de que o solo é fértil, o ideal é que faça uma preparação da terra antes do plantio. Recomenda-se descompactar a terra usando ferramentas especiais, como uma pá ou ancinho.



Então, acrescente adubo e substratos para plantar as espécies que deseja. Desse modo, é possível garantir um solo adequado para cultivo, com maior chance de sucesso.

3. Plante espécies compactas

plantas em jardim pequeno

Quando se planta em áreas pequenas, o ideal é que opte por espécies compactas, que possuem menos volume. Assim, conseguirá ter um melhor aproveitamento da área, podendo cultivar mais de uma espécie.

Entre as principais espécies compactas, ótimos exemplos são as de crescimento vertical. Você pode optar por plantar espada de São Jorge, tipos de fícus como a elástica e a lyrata, além de cactos.

4. Distribua as plantas de maneira adequada

jardim pequeno em varanda

Tente distribuir as plantas de maneira adequada ao cultivá-las. As de maior porte devem ficar no fundo, para não prejudicar a visão de menores, conseguindo identificar facilmente todas as espécies.

Se preferir, outra forma de distribuição é manter as plantas de grande porte no centro e as menores ao redor delas. Caso não faça o cultivo diretamente no piso, a dica é que aposte no plantio em vasos, deixando-os em um canto de seu quintal.

Acesse esses 5 textos com ideias para jardins em quintais de casas:
As melhores plantas para quintal com sol
Sugestões de plantas para frente de casa
Como escolher as plantas certas para o jardim?
Incríveis plantas com flores para jardim
Composição de plantas em vasos para jardim

5. Aproveite o espaço vertical

jardim vertical pequeno em casa

Quando se monta um jardim pequeno, você pode ampliar a área de cultivo ao utilizar o espaço vertical, como muros. Neles, dá para fazer uma cerca viva, com cultivo de plantas trepadeiras.

Se preferir, você pode fazer um jardim suspenso no muro, com instalação de vasos em estruturas de madeira, ferro ou plástico. Assim como no plantio no solo, tenha o cuidado de fazer uma boa distribuição das plantas, o que garantirá um visual uniforme e proporcional.

Vale a pena, ainda, colocar vasos em prateleiras e outros móveis instalados no muro. Somente tenha o cuidado de escolher os móveis adequados. Caso opte pelos de madeira, dê preferência para a versão tratada, pois é resistente à água.

Essa alternativa não incha ou mofa com facilidade. Além disso, não é suscetível a infestação por pragas como os cupins. Prefere um móvel de metal? Então, aposte em versões que não enferrujam, como o alumínio ou aço inoxidável.

O preço desses móveis costuma ser sutilmente mais alto, mas eles compensam porque duram mais tempo, sem precisar consertá-los ou trocá-los periodicamente.

6. Tenha ferramentas para facilitar a jardinagem

ferramentas para fazer jardim

Ao cultivar plantas, é importante montar um kit com ferramentas básicas de jardinagem. Entre as principais, destaque para a tesoura de poda, ancinho, pá, regador, entre outras.

Com essas ferramentas, dá para realizar rotinas de cultivo com muito mais facilidade e praticidade, finalizando-as em curto prazo. Ideal para quem não abre mão da comodidade no dia a dia.

7. Use adornos para decoração

jardim pequeno decorado

Quer diferenciar ainda mais seu jardim pequeno? A dica é apostar em objetos de decoração específicos para esse espaço, como adornos, cestos, estruturas de metal e madeira.

Nessas estruturas, você pode plantar espécies trepadeiras, cobrindo-as totalmente com o passar do tempo. Assim, terá um item personalizado muito mais estiloso e bonito no espaço.

Considere, ainda, o uso de enfeites de cerâmica, como os que imitam animais, duendes ou que tenham a ver com a decoração eleita para o local.


Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Dicas para organizar o armário da cozinha
Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário