Madeira para Telhado: 5 Tipos Mais Recomendados pelos Construtores
Na construção de um telhado, o madeiramento não só sustenta a estrutura como também precisa garantir durabilidade e resistência, e é por isso que a escolha da madeira certa é essencial.
A seguir, vamos explorar cinco tipos de madeira mais recomendadas pelos construtores, para construir um telhado seguro e durável.
Madeira de Eucalipto
A madeira de eucalipto, especialmente quando tratada, é uma das melhores escolhas para o telhado, pois além de sustentável é uma das opções mais econômicas.
O tratamento do eucaliptos envolve a aplicação de substâncias químicas que tornam a madeira resistente a cupins, fungos e umidade. Por isso o eucalipto tratado apresenta um excelente custo-benefício, e é uma boa alternativa para diversos tipos de projetos.
Madeira Cambará
Conhecida por sua resistência à água e a pragas como cupins, a madeira cambará é conhecida por sua durabilidade. Ela é sempre uma opção confiável para telhados que precisam suportar grandes pesos e resistir a condições climáticas variadas.
Cambará é sempre uma madeira muito buscada por construtores e por isso é uma das melhores opções de madeira para o telhado da sua casa.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Sucupira
A sucupira é uma madeira nobre, muito bonita e de alta resistência contra pragas. Ela é frequentemente utilizada em partes estruturais de construções, especialmente em telhados.
Essa é uma das madeiras mais fáceis de se trabalhar, além de ser robusta e muito confiável. Se o projeto do seu telhado envolve manter madeira aparente, sem dúvidas a sucupira é uma ótima escolha.
Itaúba
Com uma cor que varia do castanho-oliva ao marrom-dourado e veios pronunciados, a itaúba é outra opção com grande resistência a insetos e com uma aparência estética que a torna perfeita para telhados de madeira aparente.
Angelim
O angelim é uma madeira leve, mas extremamente resistente a fungos, cupins e ao apodrecimento.
Sua durabilidade e bom acabamento, faz com que essa seja uma madeira muito versátil em projetos de construção, sendo utilizada tanto no madeiramento de telhados, quanto em portas, janelas e assoalhos.
Sempre verifique a procedência da madeira
Independente da madeira escolhida para o telhado, é essencial conhecer a procedência do material.
Além de garantir o tratamento adequado contra pragas e umidade, e uma longa vida útil ao madeiramento, uma boa procedência também garante que o material do seu projeto não é fruto de desmatamento ilegal.
Portanto, sempre busque adquirir madeira de comércios confiáveis, preferencialmente de longa reputação e selos que reconhecem confiabilidade do material que você está comprando.
CONFIRA Também: Calha para Telhado: 4 Tipos Mais Usados; Qual é o Melhor para sua Casa?
Os 5 tipos de pisos que são as piores escolhas que você pode fazer, segundo especialistas na área
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário