Você precisa conhecer a Maranta Tricolor; cuidados, decoração e as principais dúvidas respondidas
A Maranta Tricolor, também conhecida como planta Calatéia, tem um visual dinâmico, com uma folhagem cheia de cores, que deixa qualquer ambiente da casa mais bonito.
A planta também é considerada segura para animais domésticos e é ideal para crescer em ambientes com pouca luz solar direta.
Preparamos neste texto tudo o que você precisa saber sobre a Maranta Tricolor e os cuidados para ter essa planta em casa.
Seleção e Preparo do Vaso
A escolha do recipiente da Maranta Tricolor faz toda a diferença em seu desenvolvimento.
Priorize vasos com drenagem eficiente, utilizando pedras ou isopor no fundo para assegurar que o excesso de água não provoque apodrecimento das raízes. Para quem busca praticidade, os vasos autoirrigáveis podem ser uma alternativa eficaz para manter a terra consistentemente úmida.
Solo e Adubação
Um solo fértil e que promova drenagem adequada é muito importante.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Incluir húmus de minhoca ou esterco na mistura de solo ajuda a enriquecer os nutrientes necessários para a planta. A adubação estimula o crescimento saudável da Maranta Tricolor, e deve ser feita a cada duas a três semanas, exceto no inverno, .
Frequência de Rega
O solo deve permanecer úmido, mas nunca encharcado, portanto, é uma planta que pode ser regada diariamente, porém, de maneira controlada.
Essa planta também prefere ambientes mais úmidos, por isso a colocação de um prato com pedras e água próxima à ela ajudam a manter a umidade do ar em períodos mais secos, favorecendo a saúde da Maranta Tricolor.
Iluminação Necessária
Com preferência por luz indireta, a Maranta Tricolor deverá ser posicionada longe dos raios solares diretos, mas ainda em um ambiente claro.
A luz solar direta pode causar queimaduras e danificar sua belíssima folhagem. Portanto, áreas sombreadas ou com incidência solar filtrada são ideais.
Manutenção do Ambiente e Poda
Manter um ambiente com temperaturas que oscilem entre 18 °C e 27 °C é vital para a Maranta Tricolor.
Além disso, incrementar a umidade com borrifadas frequentes de água e realizar podas de limpeza no início da primavera, removendo folhagens mortas com uma tesoura de poda esterilizada, permitirá que a planta continue saudável e atrativa.
Como decorar com a Maranta Tricolor?
Sua intensa folhagem tricolor faz da Maranta uma ótima escolha para espaços internos de pouca luz, oferecendo um impacto visual de floresta tropical.
Colocá-la em locais com luz indireta, como próximo a janelas nortes ou leste, realça suas cores. Ambientes que já possuem uma umidade natural, como banheiros, ou junto a outras plantas que compartilham do amor pela umidade, pode ser um cenário ideal para o seu crescimento.
Propagação
Para os entusiastas que desejam multiplicar a Maranta Tricolor, a propagação pode ser feita pela divisão das raízes. Realizar esse procedimento preferencialmente na primavera facilita o desenvolvimento.
Separe com cuidado um rizoma com algumas folhas e plante-o em solo apropriado, cobrindo com plástico para conservar a umidade até que as raízes se firmem.
CONFIRA Também: Como Cuidar Zamioculca com essas 10 dicas essenciais para a saúde da sua planta
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário