5 melhores cortes para churrasco; conheça o jeito certo e cobre do seu açougueiro
Nosso churrasco é o melhor do mundo, mas é um fato que é necessário prepará-lo com os cortes de carne corretos, do contrário, a experiência pode não ser das melhores. Mas você sabe quais são eles e como pedi-los ao açougueiro?
Pois é exatamente isso que nós vamos te ensinar nesse texto, listando os melhores cortes de carne e como eles devem ser solicitados, para você nunca mais passar raiva com carne “emborrachada” no churrasco. Se liga!
1. Picanha
Sem dúvida, a picanha reina suprema no churrasco. Este corte tirado da parte superior da alcatra, com uma generosa camada de gordura que mantém a carne suculenta e saborosa, é ideal para a grelha.
No açougue, peça uma picanha com a gordura bem preservada, sem cortes ou remoções. A gordura não só protege a carne durante o cozimento, mas também impede que todo o sabor da carne se perca durante o preparo.
Se possível, peça por picanhas que não ultrapassem 1,2 kg, pois tamanhos maiores podem indicar que parte do coxão duro foi incluída.
2. Costela
A costela é outro corte tradicional e amado no churrasco, especialmente a versão “fogo de chão”, que é praticamente um patrimônio cultural na região sul do país.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
A costela deve ser assada lentamente para que a carne se torne extremamente macia e se desprenda do osso.
No açougue, peça pela costela ponta de agulha, que é a rainha do churrasco, pois é mais macia que a ripa e mais suculenta.
3. Maminha
A maminha é conhecida por sua maciez e sabor delicado, sendo perfeita para o churrasco já que assa muito rápido.
Ao pedir a maminha, certifique-se de que ela esteja com uma camada fina de gordura, o que ajuda a carne a manter a suculência. Além disso, ao assar, saiba que esse é um corte que deve ser servido malpassado a ao ponto para não perder sua textura e sabor característicos.
4. Fraldinha
A fraldinha, que vem da parte inferior da costela, é outro dos melhores cortes para o churrasco por ter textura fibrosa e sabor intenso. Este corte absorve muito bem os temperos e é fantástico para assar inteiro na grelha.
Peça a fraldinha inteira, sem cortes, para poder assá-la dessa forma. Verifique a presença de uma boa marmorização (gordura entremeada no meio da carne), sinal de que será suculenta e saborosa após o cozimento.
5. Alcatra
O corte de alcatra é uma clássico e, há vários motivos para isso. Localizada na parte traseira do boi, esta peça é perfeita tanto para assados quanto para grelhados, pois tem uma quantidade de gordura muito equilibrada, garantindo muita maciez e suculência.
Peça a alcatra em peça única para poder controlar melhor o ponto de cozimento, mantendo a suculência.
6. Contrafilé
Por fim, o contrafilé é um dos cortes mais apreciados pelos amantes de carne, especialmente quando se pensa em churrasco ou um bom bife na grelha.
Localizado ao longo da coluna vertebral do boi, entre o filé mignon e a costela, este corte se destaca por ser rico em gordura intramuscular, o que o faz ideal para ser preparado em altas temperaturas.
Peça o contrafilé com a espessura mais grossa para a grelha.
Com esses cortes de qualidade e seguindo as dicas de como pedi-los corretamente, seu próximo churrasco será um sucesso garantido.
CONFIRA Também: Receita de Goulash de Carne: como preparar o prato mais famoso da Hungria
A receita mais fácil de Molho para Peru de Natal que é impossível errar!
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário