Menos é Mais! 6 coisas que toda casa tem, mas que deveriam estar escondidas
Transforme sua casa em um refúgio visual! Aprenda truques simples para organizar fios, aparelhos e mais. Dê um toque especial ao seu lar. Saiba como!
Uma casa bonita e bem decorada não é só feita de móveis modernos ou cores na moda. Pequenos detalhes e excessos podem arruinar o visual do ambiente. Muitas vezes, objetos e itens essenciais, mas visivelmente desorganizados, acabam “poluindo” a estética do lar.
Com alguns truques simples, é possível esconder ou disfarçar esses elementos indesejáveis. Designers experientes sabem bem como transformar esses pontos críticos em aliados do design.
Vamos ver como aplicar essas ideias na prática!
1. Fios aparentes: organização criativa

Nada pior do que fios e cabos espalhados pela sala ou escritório. Eles interferem na harmonia visual e podem ser um verdadeiro pesadelo para quem busca organização.
Para escondê-los, use canaletas adesivas pintadas na cor da parede ou do rodapé. Outra boa solução é investir em caixas organizadoras específicas para cabos e roteadores.
Se você gosta de DIY, que tal revestir um tubo de PVC com cordas de sisal? Além de organizar, o acabamento dá um toque rústico ao ambiente. É simples e funciona bem para salas ou escritórios.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Aparelhos eletrônicos “enfeitando” o ambiente

Televisores, home theaters e caixas de som são quase indispensáveis, mas podem comprometer o visual, especialmente em ambientes minimalistas.
Monte a TV na parede e complemente com um painel de madeira ripada, muito usado em tendências de decoração no Brasil. Ele não só disfarça os cabos, como também destaca o aparelho como parte do design.
Para outros aparelhos menores, aposte em nichos embutidos ou móveis sob medida com espaços específicos. Assim, o ambiente fica funcional e elegante ao mesmo tempo.
3. Interruptores e painéis elétricos evidentes

Interruptores antigos ou painéis elétricos aparentes tendem a “quebrar” a harmonia de um espaço bem decorado. Ao olhá-los, a sensação de desleixo é instantânea.
Uma solução prática é pintar a tampa no mesmo tom da parede ou, para quem busca destaque, cobrir com adesivos estampados. Esse truque tira o foco do elemento sem comprometer a funcionalidade.
Outra opção criativa é camuflar painéis maiores com quadros ou molduras de espelho articuladas. Assim, você une praticidade à estética.
4. Espaços de bancada abarrotados

Sua cozinha ou banheiro vive com itens espalhados no balcão? Isso tira a sensação de limpeza e elegância do ambiente.
Para resolver, pense em cestos ou organizadores específicos para cada item, como escovas e pastas de dente no banheiro ou temperos na cozinha. Além de esconderem a “bagunça”, ajudam na hora de acessar os objetos.
Outro recurso eficiente é investir em móveis com nichos embutidos ou instalar prateleiras compactas e discretas. Pequenas mudanças fazem uma grande diferença.
5. Termostatos, interfones e dispositivos fixos

Esses itens são necessários, mas raramente agradam aos olhos. Aqui, o segredo é disfarçar sem prejudicar a usabilidade.
Uma alternativa moderna é o uso de termostatos inteligentes, controlados por aplicativos, que diminuem a necessidade de exposição. Já para interfones, considere instalar painéis que funcionem como uma “capinha” decorativa.
Outra ideia criativa? Use molduras decorativas para transformar esses itens em “quadros funcionais”. É uma solução charmosa e cheia de personalidade.
6. Portas desparelhadas ou com pintura gasta

Portas que destoam do restante do ambiente incomodam mais do que percebemos no dia a dia. Felizmente, existem soluções fáceis e acessíveis.
Pinte as portas gastas em cores que combinem com as paredes, como tons neutros ou pastéis para quem ama minimalismo, ou aposte em cores contrastantes para um toque moderno.
Se quiser investir um pouco mais, aplique papel de parede ou adesivos texturizados. Eles transformam a porta em um elemento decorativo, eliminando a aparência de desgaste.
Detalhes que fazem a diferença
Esses elementos pequenos, quando mal posicionados ou desordenados, podem impactar bastante na percepção de um ambiente. Mas, com mudanças simples e criatividade, você consegue escondê-los ou integrá-los ao design.
O segredo? Personalizar e priorizar soluções fáceis de manter no dia a dia. Assim, sua casa fica funcional, organizada e com aquele toque especial que só o cuidado nos detalhes pode proporcionar.
Esqueça as prateleiras abertas! Cozinhas agora apostam nesta solução muito mais inteligente
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário