Nem moderno, nem funcional: os 5 elementos de quarto que designers mais desaprovam
O quarto deve ser o ambiente mais confortável de uma casa. No entanto, ao pesar muito na decoração, este cômodo pode ter sua funcionalidade e também estética comprometidos.
Pensando nisso, designers de interiores frequentemente identificam erros comuns que acabam deixando o quarto desorganizado, desconfortável ou visualmente desequilibrado.
A seguir, confira cinco elementos que não funcionam bem em quartos e explicamos por que evitá-los pode ser a melhor escolha para transformar o espaço em um verdadeiro refúgio.
1. Excesso de móveis
Móveis grandes ou em excesso podem prejudicar a circulação de um quarto, principalmente quando o espaço já é reduzido. Um exemplo comum é o uso de cômodas volumosas, que acabam tornando o ambiente apertado e visualmente pesado.
Assim, a sugestão é investir em itens que ajudem com a organização sem comprometer o espaço do ambiente.
2. Cores escuras
Embora tons escuros possam ser elegantes, usá-los em excesso pode fazer com que o quarto pareça menor e menos acolhedor. Isso é especialmente problemático em espaços pequenos ou com pouca iluminação natural.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Designers recomendam paletas mais neutras ou a execução das cores mais escuras em detalhes do quarto – como objetos ou almofadas.
3. Iluminação inadequada
A iluminação mal posicionada é um erro frequente na decoração de um quarto. A escolha por luzes fortes ou frias prejudica a atmosfera acolhedora e relaxante que este cômodo deveria ter.
Desta forma, a solução está na iluminação em camadas: combine luzes suaves no teto com luminárias ou abajures ao lado da cama para criar um clima acolhedor. Lâmpadas de tom quente são ideais para transmitir conforto.
4. Decoração sem propósito
A decoração de um espaço deve refletir a personalidade de cada um. No entanto, itens sem utilidade prática em excesso causam uma poluição visual no quarto, além de deixar um aspecto bagunçado.
A sugestão é priorizar o que for funcional e tiver um significado pessoal para quem vive naquele espaço. As peças podem ser simples, mas que adicionem charme e personalidade sem exagero.
5. Cabeceiras desproporcionais
Uma cabeceira desproporcional ao tamanho do quarto ou da cama pode desequilibrar a estética do ambiente. Cabeceiras muito altas em quartos pequenos, por exemplo, tendem a dominar o espaço e causar desconforto visual.
Sendo assim, opte pelo o que combinar com o estilo do ambiente, como modelos menores ou embutidos na parede.
Com essas orientações, é possível evitar armadilhas de design que comprometem o conforto e a funcionalidade do quarto, transformando-o em um espaço equilibrado e acolhedor.
Designers revelam quais as cores atemporais vão transformar as casas em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário