O que significa a palavra “réveillon” e por que usamos esse termo no Brasil?
Entenda o que significa a palavra réveillon, sua origem, como ela chegou ao Brasil e por que usamos esse termo para celebrar a virada do ano.
No Brasil, a celebração da chegada de um novo ano costuma ser chamada de “Réveillon”, mas você já se perguntou o que significa a palavra réveillon e como ela se tornou parte da nossa cultura?
A comemoração de ano-novo é um dos eventos mais esperados ao redor do mundo, marcado por tradições culturais e muitas vezes carregado de simbolismos.
O que significa a palavra ‘Réveillon’?
O termo “Réveillon” tem origem francesa e deriva do verbo réveiller, que significa “acordar” ou “despertar”.
No Brasil, a palavra começou a ser usada no século XVII, durante o reinado de D. Pedro II. Nessa época, ela era associada a eventos sociais da nobreza, como jantares e coquetéis elegantes que frequentemente se estendiam pela madrugada.
Assim, a expressão passou a simbolizar a celebração do “despertar do ano”, incorporando elementos de sofisticação e banquetes que ainda hoje são típicos dessa ocasião.
Ano-Novo x Réveillon: qual é a diferença?
Na prática, “Réveillon” e “Ano-Novo” são sinônimos, já que ambos se referem à celebração que acontece na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. A diferença está no uso do hífen:
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- “Ano-Novo” (com hífen) é a forma correta para indicar a data específica ou a festa de transição de ano;
- “Ano novo” (sem hífen) se refere ao período dos 12 meses que compõem o próximo ano.
Enquanto isso, “Réveillon” é uma forma de estrangeirismo adotada no Brasil para designar a mesma celebração, com forte influência da cultura francesa.
Origem das celebrações de Réveillon
As festividades que marcam a transição de um ano para outro remontam a civilizações antigas, como a Mesopotâmia, em 2000 a.C. Povos como os persas, fenícios, assírios e gregos também celebravam rituais de passagem de ano.
Contudo, a ideia do Réveillon como o conhecemos hoje começou a tomar forma na França, durante o século XVII, onde festas luxuosas se tornaram tradição entre a nobreza.
Essas celebrações influenciaram vários países, incluindo o Brasil, a partir do século XIX.
Por que comemoramos o Ano-Novo em 1º de janeiro?
A escolha do dia 1º de janeiro como início do ano está ligada à adoção do calendário gregoriano, implementado pelo Papa Gregório XIII no século XVI.
Antes disso, no calendário romano, o ano começava em março, coincidindo com o início da primavera no hemisfério norte.
Contudo, questões práticas e burocráticas, como o planejamento militar, levaram os romanos a adiantar a data para janeiro no século II a.C., mês que homenageia Jano, deus romano das mudanças e transições.
Mesmo após essa mudança, muitos povos continuaram a celebrar o início do ano em março. Foi apenas com a reforma do calendário gregoriano, em 1582, que o dia 1º de janeiro foi oficializado como o primeiro dia do ano em muitos países.
No Brasil, essa tradição chegou através dos portugueses, que seguiram a determinação do papa, dado o forte caráter católico de Portugal na época.
Entenda a origem das cores Vermelho e Verde na decoração do Natal
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário