7 orquídeas que parecem animais; lista que vai te surpreender
Você já deve ter reparado que existem orquídeas que parecem animais, não é?
Se você é um entusiasta de orquídeas ou apenas alguém que aprecia a beleza da flora e fauna, estas orquídeas são uma prova viva de como a natureza pode imitar a vida de maneira surpreendente.
Por isso, prepare-se para conhecer algumas espécies de orquídeas que parecem animais que você pode cultivar em casa e ficar boquiaberto cada vez que as encarar! Acompanhe!
Abelheira ou erva-abelha (Ophrys apifera)
Vamos começar com uma curiosa orquídea mestre em imitar abelhas fêmeas. Como assim?
As pétalas da orquídea têm uma semelhança impressionante com as asas da abelha, criando um ambiente perfeito para o amor no reino dos insetos, ou seja, a abelha masculina a confundirá com uma fêmea!
Além disso, a polinização acontece quando a abelha solitária Eucera é atraída pelo aroma que a orquídea emana (que imita o aroma da abelha feminina).
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Orquídea-macaco (Dracula simia)
Entre as orquídeas que parecem animais, talvez essa seja uma das mais conhecidas!
A espécie possui flores que se assemelham a miniaturas de macacos com rostos peludos, o que é um verdadeiro deleite para quem aprecia a natureza com um olhar atento.
Inclusive, vale mencionar que é considerada uma flor rara, sendo encontrada em florestas do Equador e do Peru, nas áreas montanhosas.
Orquídea pato-voador (Caleana major)
Essa é outra joia da natureza que tira o fôlego de qualquer um.
A flor dessa orquídea realmente parece um pequeno pato nadando (ou voando, depende do ponto de vista, sem dúvida). Com um visual peculiar e cores vívidas, essa planta é uma obra-prima.
É natural da Austrália, por isso, ela gosta de clima tropical ou temperado.
Orquídea-pomba (Peristeria elata)
Encontrada na América Central e América do Sul, essa orquídea é símbolo do Panamá.
Sua flor espetacular, consideravelmente grande, com predominância de tom branco com manchas marrons, tem um formato que lembra uma pomba. Por isso, é comum também chamá-la de orquídea Espírito Santo.
É outro tipo de orquídea rara e até protegida.
Orquídea-garça (Pecteilis radiata)
Originária da Ásia, essa orquídea é sensacional!
Suas delicadas flores brancas são charmosas, que possuem similaridade com uma garça em pleno voo, com as asas abertas. Ademais, a pétala modificada no centro da flor (chamada de labelo) é parecida com a cabeça e pescoço da ave.
Vale mencionar que não apenas essa orquídea é curiosa por seu visual, mas pelo significado cultural, pois a garça é vista como um símbolo de pureza e elegância em várias partes do planeta.
Orquídea-mosca (Ophrys insectifera)
Da mesma forma que a abelheira, a orquídea-mosca tem um artifício para atrair polinizadores: sua aparência como se fosse um inseto.
A estratégia faz com que certas espécies de vespas pousem na flor e acabem carregando sem saber o pólen, proliferando essa espécie interessante de orquídea.
Um detalhe é que a planta utiliza um feromônio para atrair as vespas machos que acabam tentando acasalar com as flores.
Orquídea-pássaro (Pterostylis barbata)
Endêmica do sudoeste da Austrália Ocidental, essa é uma das orquídeas que parecem animais que mais chamam a atenção.
O motivo é por conta de seu formato ser parecido com um pássaro verde, inclinando-se de forma sutil para frente, como se estivesse voando. O tom de verde-pálido translúcido se mescla com veias verdes mais escuras, além de manchas marrom-púrpura na parte da frente.
Junto a tudo isso, há ainda um labelo em forma de pena.
Enfim, lembre-se que, além de sua aparência incrível, essas orquídeas têm necessidades específicas de cuidados e ambientes ideais para prosperar. Certifique-se de pesquisar e aprender mais sobre cada uma delas antes de adicioná-las à sua coleção.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário