Planta jade azul: Dicas para um cultivo correto que vai deixar seu jardim vibrante
Se você quer um toque de cor e exotismo no seu jardim, a jade azul (Strongylodon macrobotrys), com suas fascinantes flores em tons de azul e verde, é uma escolha espetacular.
Esta trepadeira tropical, além de ser um destaque visual lindo, ainda é do tipo que atrai beija-flores e borboletas para o seu jardim. Desse modo, para um cultivo saudável, é necessário seguir algumas orientações!
Características e origem da planta jade azul
A planta jade azul, originária das florestas tropicais das Filipinas, é uma trepadeira grande e folhosa, conhecida por seus impressionantes cachos de “flores” que se assemelham a joias.
Ela pode variar do azul ao verde-esmeralda, cores que se destacam contra o verde-escuro de suas folhas.
Como uma trepadeira grande, essa planta é conhecida por sua capacidade de escalar estruturas, tornando-se ideal para pergolados ou treliças em jardins.
Como cuidar da planta jade azul em 5 passos
A planta jade azul é uma planta exótica, porém, os cuidados para crescer saudável não são muito diferentes dos de outras plantas mais populares.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
A única coisa indiscutível em seu cultivo é que ela precisa de uma estrutura de apoio para se alastrar, afinal, é uma trepadeira, e cresce “para cima”, por assim dizer.
1. Luz e temperatura
A jade azul precisa de muita luz solar para prosperar. Portanto, o local ideal para cultivá-la é em ambientes com luz solar direta, ou meia-sombra, onde ela recebe iluminação por pelo menos 6 horas.
Em relação à temperatura, essa é uma planta que não pode ser cultivada em regiões de muito frio. A jade azul precisa de calor, e não se desenvolve com temperaturas abaixo dos 15 °C, sendo ideal cultivá-la em temperaturas entre 22 °C e 26 °C.
2. Rega
Como uma trepadeira ornamental de porte grande, ideal para jardins, essa planta precisa de mais atenção com a rega durante seu período de crescimento. Após adulta, esse cuidado pode diminuir.
A planta jade azul prefere solos úmidos, porém, não os deixe encharcar.
3. Solo
O solo ideal para o cultivo dessa planta é aquele que conta com húmus de minhoca, areia e composto orgânico no fundo da cova, para garantir uma boa drenagem para a planta.
4. Adubação
A jade azul após crescida, pode ser adubada anualmente, apenas para manutenção.
Essa adubação pode ser feita com esterco e farinha de ossos, que são adubos orgânicos muito bem aceitos por essa espécie.
5. Poda e prevenção de doenças
Por fim, a jade azul possui uma folhagem muito densa, por isso, a poda deve ser feita regularmente com o intuito de renovar as folhas.
Sempre retire os galhos secos que podem aparecer em qualquer época do ano, e logo após a época de floração, pode parte da folhagem.
Em casos de notar infestações de pragas ou doenças na planta, faça uma poda mais ativa, retirando toda a parte afetada, permitindo que a planta brote novamente.
Ideias de decoração do jardim com planta jade azul
- Pérgolas e Arcos: Plante-a de modo que cresça em pérgolas ou arcos, criando um cenário dramático e colorido que será o centro das atenções em seu jardim.
- Paredes Verdes: Utilize-a para criar uma parede viva, pois isso adiciona privacidade, e também transforma qualquer parede em uma obra de arte natural.
- Contornos de Caminhos: Plantar a jade azul ao longo dos caminhos, apoiada em arcos ou estacas, pode criar um efeito encantador e convidativo, guiando pessoas através do jardim.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário