Planta que atrai dinheiro e prosperidade precisa de poucos cuidados e você pode ter em casa hoje mesmo
No universo do cultivo de plantas, a busca por espécies que agreguem não apenas beleza, mas também significados positivos, é constante. Entre estas, destaca-se a Crassula ovata, popularmente conhecida como Planta Jade.
Originária dos desertos africanos, especificamente da África do Sul e Moçambique, este exemplar suculento é reverenciado como um símbolo de riqueza e prosperidade.
Com folhas carnudas e um caule lenhoso, ela pode adquirir bordas avermelhadas sob forte iluminação solar, alcançando uma estatura que varia de 60 a 90 cm ao atingir a maturidade.
Conheça alguns cuidados básicos ao se ter um planta Jade.
Luz
A planta Jade é ávida por luz solar e requer cerca de quatro horas diárias de exposição para um desenvolvimento saudável. Locais bem iluminados naturalmente são ideais, porém, na falta de luz natural adequada, pode-se valer de iluminação artificial para suprir essa necessidade.
Rega
Quanto à rega, a suculenta requer pouca frequência devido à sua habilidade de reter água nas folhas e caule. O ideal é regar somente após o solo secar completamente, utilizando água em temperatura ambiente e garantindo que o vaso tenha uma boa drenagem.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Solo
Para acomodar a Crassula ovata, é necessário um solo que ofereça excelente drenagem. Utiliza-se normalmente uma mistura já pronta, disponível comercialmente, ou uma combinação de solo comuns, areia e perlita para reproduzir as condições ideais para o crescimento da planta.
Adubação
Em termos de alimentação, a Jade deve ser fertilizada mensalmente durante as estações de crescimento ativo, que são primavera e verão, utilizando-se um fertilizante líquido em uma solução diluída. Por outro lado, as estações de outono e inverno exigem uma pausa no processo de adubação.
Temperatura
Em relação ao clima, a Crassula ovata se desenvolve melhor com temperaturas oscilando entre 18°C e 24°C e não é resistente a frios extremos, requerendo proteção em ambientes frios para sua sobrevivência.
Poda
A poda é um aspecto da manutenção da planta Jade que pode ser realizada conforme necessário, tanto para manter seu tamanho e forma desejável, quanto para remover eventuais ramos longos ou folhas que estejam mortas ou danificadas.
Pragas e doenças
Embora seja uma espécie resistente, a Crassula ovata pode atrair problemas como cochonilhas, pulgões e moscas brancas. A prevenção e controle dessas pragas podem ser feitos utilizando inseticidas e fungicidas apropriados, sempre respeitando as recomendações para o uso seguro destes produtos.
Propagação
A propagação desta suculenta é acessível e pode ser feita por meio de estacas de caule ou folhas. É importante deixar que o corte seque antes de replantar em solo levemente úmido para incentivar o enraizamento.
Dicas Extras
Para manter a saúde e o aspecto estético da planta, recomenda-se limpeza regular das folhas para retirar o acúmulo de poeira. Além disso, é prudente girar o vaso periodicamente, garantindo que todas as partes da planta recebam luz de maneira uniforme.
Monitorar a coloração das folhas pode ser um indicativo da necessidade de ajustar a frequência de rega. Com os devidos cuidados, a Crassula ovata tem potencial para viver por muitos anos, servindo como um elegante enfeite nos ambientes internos.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário