Início » Plantando » ESTUDOS CONFIRMAM: as plantas “choram” e os fatos vão te surpreender

ESTUDOS CONFIRMAM: as plantas “choram” e os fatos vão te surpreender

Será que as plantas choram? Um estudo israelense mostrou que sim! Aqui, você confere detalhes que vão te surpreender!

Você sabia que as plantas choram? Foi isso que um estudo israelense descobriu recentemente, indicando que as plantinhas “choram” em situações específicas.

A seguir, você confere detalhes dessa pesquisa e descobre fatos sobre as plantas que vão te surpreender! Vamos nessa?

As plantas podem chorar?

ESTUDOS CONFIRMAM: as plantas "choram" e os fatos vão te surpreender

De acordo com um estudo comandado por uma equipe da Universidade de Tel-Aviv, em Israel, sim, as plantas podem “chorar”. Isso normalmente ocorre em duas situações específicas!

Uma delas é quando a plantinha de seu jardim está com sede, ou seja, com falta de água. Outra situação é quando seu caule é cortado, seja numa circunstância natural ou durante a poda.

Conforme o estudo israelense, quando as plantas passam por essas situações, elas emitem “sons de ar”, chegando a produzir até 35 sons por hora. Curiosamente e para comparação, quando a planta não passa por essas situações ela emite somente um som por hora.

Por que não conseguimos ouvir os sons de choro das plantas?

montagem de boca gritando em planta

Uma das dúvidas mais comuns é o porquê não conseguimos ouvir os sons de “choro” da planta. Na realidade, isso acontece porque eles são muito agudos, o que os tornam inaudíveis aos ouvidos de seres humanos.



No entanto, há uma curiosidade: os sons da planta vibram em uma frequência de aproximadamente 20 a 100 kilohertz, o que significa que são facilmente identificados por alguns animais. Entre eles, ratos, mariposas e morcegos.

Detalhes do estudo israelense com plantas

microfones perto de planta em vaso

O estudo israelense, publicado na revista científica Cell, considerou dois tipos de plantas: a de tabaco e o tomateiro.

Ambas foram colocadas em caixas com microfones que são capazes de captar qualquer ruído. A partir disso, foram realizados testes para identificar se as plantas emitiam algum som.

Os pesquisadores descobriram que elas dão um pequeno “grito” quando passam por situações de estresse. Esse grito se assemelha a cliques curtos ou ao barulho do milho de pipoca estourando.

As plantas não possuem pulmões e cordas vocais, por isso os pesquisadores acreditam que esse som é emitido pelo xilema. Trata-se de uma estrutura que transporta água e nutrientes das raízes da planta para seus caules e folhas.

A água passa pelo xilema por meio da tensão superficial, como se fosse um líquido sugado por um canudo. Quando uma bolha de ar se forma ou se rompe no interior do xilema, ela faz um barulho de estouro.

Curiosamente, a formação dessas bolhas de ar é mais comum em situações de estresse da planta. Ou seja, quando elas estão sem água ou quando têm suas partes (como caules) retiradas.

Plantas podem responder a sons de animais

abelha em prímula

Outro estudo da equipe identificou que as plantas podem responder a sons de animais. A prímula, por exemplo, libera um néctar mais doce ao ser exposta ao som de uma abelha.

No entanto, ainda faltam estudos mais aprofundados e detalhados para identificar o quanto o som de animais pode interferir no ecossistema. Porém, esse resultado evidencia algo que já é aplicado em agricultura e horticultura: o áudio para melhoramento de hortaliças e frutas.

Produtores em diferentes estados do Brasil usam música clássica para melhorar a qualidade da plantação de frutos e verduras. Alguns notaram resultados como crescimento maior de plantas, por exemplo.

Aproveite para ler:
Como cuidar de suas plantas: o que elas precisam?

Relação entre plantas e música

fone de ouvido em vaso de planta

Desde a década de 1970, acredita-se que as vibrações de conteúdos de áudio, como as músicas, estimulam o crescimento de plantas.

Essa ideia foi ainda mais propagada com o lançamento de um livro (A Vida Secreta das Plantas, de Christopher Bird e Peter Tompkins), que diz que as plantas têm um nível de consciência que as tornam capazes de responder a estímulos de forma inteligente, sendo uma dessas respostas o crescimento rápido.

Desde então, vários experimentos foram feitos expondo as plantas a diferentes gêneros musicais. Alguns descobriram que o crescimento da planta é maior quando exposta à música clássica e jazz.

No entanto, é importante salientar que tudo ainda são especulações, pois a ciência não chegou a um parecer definitivo sobre a influência de sons na planta.

Porém, nada impede que você coloque uma música para elas ocasionalmente, seja clássica, jazz ou qualquer outro gênero, pois o estímulo do áudio é o que importa!


Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.