Início » Plantando » 6 plantas de interior que florescem com pouca luz

6 plantas de interior que florescem com pouca luz

Conheça quais são as principais plantas de interior que florescem com pouca luz e aproveite para adotá-las em seu lar

As plantas de interior que florescem com pouca luz são alternativas perfeitas para complementar a decoração de seu lar! Elas dão cor e charme para o espaço de maneira simples e econômica.

Quer apostar nessa alternativa, mas não conhece plantas de interior que florescem com pouca luz? Então, confira a lista que preparamos com algumas espécies e escolha a sua favorita!

1. Begônia

6 plantas de interior que florescem com pouca luz

É uma das que mais se destacam quando se fala em plantas de interior que florescem com pouca luz. Além de não precisar de muita luz para dar flores, ela também não demanda regas diárias, portanto, tem cuidados simples.

Existem diversos tipos de begônia e esta planta pode ser utilizada na decoração da sala, do quarto e de seu home office, por exemplo. Não precisa ficar diretamente na luz, mas é interessante que o ambiente não seja uma penumbra total durante o dia.

Para garantir que a planta floresça, mantenha a terra da begônia levemente úmida, sem excesso de água, e use um adubo orgânico a cada três meses, para repor nutrientes na terra.

2. Violeta

vaso de violeta na janela

Está em busca de uma flor delicada e com preço acessível? Neste caso, a violeta é a melhor alternativa! Seu cultivo é simples, rápido e prático.



A planta não precisa ficar no sol e é perfeita para preencher pequenos espaços na decoração. Inclusive, você pode utilizá-la no parapeito de janelas.

A violeta demanda de duas a três regas por semana, dependendo da temperatura. Quanto mais quente o clima estiver, mais frequente deve ser a rega. Quando cuidada de forma correta, essa planta dá flores em tons variados que vão do roxo ao azul.

3. Kalanchoe

vasos de kalanchoe em prateleira

A kalanchoe também é conhecida como a flor da fortuna. Trata-se de uma planta com flores delicadas que dão um colorido incrível para o ambiente.

Essa espécie se caracteriza por não precisar de rega de forma frequente, tanto que se recomenda que coloque água somente quando a terra estiver ficando seca.

Outro cuidado que se deve ter com a kalanchoe diz respeito à poda, que precisa ser realizada para cortar galhos e folhas secas. Assim, conseguirá manter a planta em bom estado por mais tempo.

4. Orquídea

orquídeas em mesa de jantar

A orquídea é uma das plantas mais desejadas e utilizadas quando o assunto é decoração de ambientes internos. Não é para menos, afinal, suas flores são diferentes, delicadas e dão um colorido especial para o espaço.

Um dos seus diferenciais, sobretudo quando se fala em cuidados, é que essa planta não precisa ficar na luz solar, pois ela pode queimar suas flores. Além disso, não demanda podas ou regas frequentes.

Existem orquídeas brancas, amarelas, rosas, violetas, entre outras cores. Coloque-as em um vaso bonito, para complementar ainda mais a decoração do espaço.

Se identificar problemas na planta, como folhas muito escuras, coloque-a em um local um pouco mais iluminado da decoração, sempre longe da luz solar direta.

Esse post é para você:
Luz direta ou indireta: o que é melhor para as plantas?

5. Hortênsia

hortênsia em vaso na sala

A hortênsia é uma planta que se adapta muito bem a ambientes de meia-sombra. Ela dá flores pequenas em cachos, resultando em um visual muito bonito e diferenciado. Por isso, é amplamente utilizada em arranjos e como planta ornamental.

Essa espécie se desenvolve melhor em climas amenos e úmidos. Para simular isso, indica-se manter a planta longe da luz solar direta e realizar regas quando notar que a terra está ficando seca.

Para estimular o florescimento, é interessante colocar a planta próxima da janela, para pegar a luz do começo do dia, que não é tão quente.

As podas devem ser realizadas somente quando a planta for adulta e estiver muito grande. Se as realizar quando a hortênsia é jovem, há um grande risco de ela não florescer mais.

6. Onze-horas

planta onze-horas em kokedama

A onze-horas é uma planta que dá flores de um colorido intenso e que são fotossensíveis. Na prática, isso significa que suas pétalas se fecham quando a luz está muito intensa e se abrem quando a luminosidade diminui.

Outro diferencial dessa espécie é que ela é parente distante do cacto e da suculenta. Portanto, trata-se de uma planta de cuidados simples, que não exige regas diárias, muito menos podas frequentes.

O vaso pode ser mantido em locais de meia-sombra e mesmo assim a planta ainda floresce, ajudando a dar um colorido especial para o espaço.


Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.