10 opções de plantas pequenas que cabem em QUALQUER LUGAR da casa e dão vida ao espaço
Conheça opções de plantas pequenas que você pode usar em qualquer lugar de sua casa, complementando a decoração
As plantas pequenas são excelentes alternativas para colorir seu lar de maneira simples e sem ter muito esforço. Elas cabem em qualquer cantinho, deixando-o muito mais bonito e agradável.
Quer investir nessa ideia, mas não conhece muitas plantas pequenas? A seguir, você confere uma lista com 10 espécies perfeitas para se ter em casa. Aproveite para conhecer e escolher as suas favoritas!
1. Suculentas
Um dos principais diferenciais das suculentas é que elas possuem manutenção simples, sem exigir regas frequentes, podas ou aplicação de adubo.
Falando em suculentas:
Como plantar suculenta colar de pérola?
Existe uma grande variedade de suculentas, desde as minis até as pendentes. A escolha da opção perfeita depende do espaço disponível e do efeito que deseja dar para a decoração.
2. Kalanchoe
Planta que também é conhecida como flor da fortuna, ela traz boa sorte e fartura quando é recebida de presente. Trata-se de uma alternativa que dá flores pequenas e delicadas, ajudando a colorir salas e quartos.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Indica-se que cultive a kalanchoe em um solo bem drenável. Ela resiste bem a curtos períodos de seca, mas isso não quer dizer que você não precisa regá-la. Coloque água sempre que identificar que a terra não está úmida.
3. Violeta
A violeta é uma planta que dá flores simples e delicadas! Ela possui porte pequeno e deve ser cultivada sob a luz indireta. Por isso, é perfeita para ser mantida no parapeito de janelas.
O ideal é que use um solo com boa drenagem para cultivo da violeta. Além disso, seu solo deve ser mantido úmido, por isso se indica que faça a rega uma vez por semana ou quando notar a necessidade (terra estiver ficando seca).
4. Begônia
A begônia é ideal para quem está em busca de uma planta pequena que floresça. Ela deve ser cultivada na sombra, em um vaso com solo drenável, para não acumular água da rega na raiz.
Existem vários tipos de begônia, alguns que crescem verticalmente como a maculata. Elas são perfeitas para cultivo num canto do imóvel que está sem uso.
5. Cactos em miniatura
Os cactos em miniatura são perfeitos para colocar em cima de mesas, prateleiras e estantes. Eles ficam bem na decoração da sala, hall de entrada e home office, por exemplo.
Recomenda-se que seu cultivo seja em uma área iluminada, embora a planta consiga se adaptar bem a locais com meia sombra. O cacto em miniatura não precisa de regas frequentes, por isso o cuidado com essa espécie é muito mais simples.
6. Minirrosa
Gosta de plantas clássicas? Então, a melhor escolha para seu lar é a minirrosa, que é uma espécie que tem cerca de 20 a 40 centímetros de altura.
Assim como a roseira comum, a planta pode dar flores brancas, rosas, vermelhas, amarelas, entre outras cores. Indica-se seu cultivo em vasos com 12 centímetros, no mínimo. O recipiente também precisa ter furos para escoamento da água da rega.
Para evitar que a água da rega fique aprisionada na parte inferior do recipiente, faça uma camada de drenagem usando argila expandida ao realizar o plantio.
7. Antúrio em miniatura
O antúrio em miniatura é uma alternativa de planta para quem quer investir numa opção que dá flores diferentes. Trata-se de uma planta que gosta de umidade e que deve ser cultivada em meia sombra.
As regas devem ser feitas semanalmente ou quando identificar que a terra está ficando seca. A planta não sobrevive ao frio intenso, por isso evite deixá-la em locais muito refrigerados.
8. Lírio da paz em miniatura
Ainda falando em plantas em miniatura para seu lar, há o lírio da paz numa versão reduzida. Ele dá flores brancas lindas, que ajudam a deixar a decoração do espaço mais sofisticada.
Essa espécie prefere que seu solo esteja sempre úmido e deve ser cultivada na sombra ou meia sombra. Trata-se de uma planta tóxica para animais, por isso deve ser evitada em casas com pets.
9. Peperômia
A peperômia é uma planta pequena, com folhas delicadas e manchadas de branco, apresentando variações diversas. Ela é perfeita para uso no banheiro, deve ficar sob iluminação indireta e receber água a cada dois dias.
10. Rosa do deserto
Trata-se de uma espécie de suculenta que tem tronco lenhoso e dá flores de cor intensa. Ela possui pequeno porte, deve ser regada duas vezes por semana e receber sol de cinco a seis horas por dia.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário