Plantas para janela ensolarada: conheça as 7 melhores espécies e escolha sua favorita
Conheça sete tipos de plantas para janelas ensolaradas e aproveite para inseri-las na decoração de sua casa!
Existem diversas plantas para janela ensolarada. Sempre se lembre que tais espécies gostam de luz solar e precisam dela para crescer de forma saudável. Dessa forma, elas irão colorir e dar mais vida para a decoração de seu lar.
Para te ajudar na escolha, separamos as 7 melhores espécies para se ter em casa.
1. Cróton é uma das plantas para janela ensolarada que vai te surpreender
Trata-se de uma planta que tem folhas de médias a grandes, com tonalidades que variam entre o verde, o vermelho e o amarelo. É uma alternativa para quem busca uma planta colorida e vibrante!
A planta cróton exige cuidados simples, sem demandar regas frequentes. Recomenda-se que coloque água somente quando identificar que o solo está seco.
Além disso, cultive essa espécie em ambientes com temperatura amena ou alta, pois não tolera áreas frias.
2. Papiro do Egito
Curiosamente, trata-se da mesma planta que os egípcios utilizavam na fabricação de papel, bem como na construção de barcos. É uma espécie perfeita para cultivo em casa, desde que num local ensolarado como próximo da janela ou varanda.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Para ter sucesso no cultivo do papiro do Egito, o segredo é deixar seu solo sempre úmido.
Trata-se de uma planta que cresce na margem de lagoas, portanto, realizar regas frequentes ajudará a similar esse ambiente de cultivo ideal.
3. Arbusto de leite africano
Outra excelente opção de planta para janela ensolarada é o arbusto de leite africano, que é uma espécie exótica. Por isso, é ideal para quem busca alternativas que fujam do óbvio.
Trata-se de um tipo de suculenta que tem espinhos perfurantes. É uma espécie tropical, portanto, suporta bem o calor e não tolera temperaturas abaixo de 10 °C.
Deve receber luz brilhante de forma indireta, logo, é perfeita para ser mantida perto de janelas. O solo precisa estar seco para receber novas regas e o arbusto de leite africano não suporta períodos de seca longos.
4. Jade é uma das plantas para janela ensolarada cheia de charme
Trata-se de um tipo de suculenta que tem folhas carnudas e arredondadas, que se prendem a caules resistentes a danos. É uma espécie que precisa de luz solar para se desenvolver, passando quatro horas diárias sob o sol, no mínimo.
Como se trata de uma espécie da família da suculenta, tolera bem períodos de seca. No entanto, isso não quer dizer que não há necessidade de regá-la. O ideal é que faça esse processo quando identificar que o solo secou.
A jade tem crescimento lento e pode viver por várias décadas se cuidar da planta de forma correta. Tente cultivá-la em um vaso com peso mais robusto, para evitar que a suculenta tombe conforme cresce.
5. Hibisco
Quer ter uma planta na decoração de sua casa que floresce? Então, nossa dica é que cultive o hibisco, que precisa de luz solar forte para florir em ambientes internos. Por isso, é ótima para ficar próxima de janelas.
Para estimular o crescimento e florescimento da planta, apare-a todo mês. Assim, ficará compacta e ramificada. Também é interessante fazer uso de um fertilizante rico em potássio para estimular o florescimento.
A planta demanda regas regulares para ter um crescimento saudável. No entanto, o hibisco não suporta solo encharcado. Por isso, evite o excesso de água.
6. Sagu-de-jardim
Também conhecida como palmeira sagu, essa planta tem crescimento lento e raramente perde suas folhas. É ideal para cultivo em áreas iluminadas, principalmente perto de janelas.
Somente se indica que tenha cuidado com a planta se tiver animais de estimação em casa! Ela é tóxica para pets, por isso não deve permanecer acessível aos animais. Além disso, deixe a planta longe de crianças.
Trata-se de uma espécie de cuidados simples, que precisa de um solo drenável e regas periódicas. Recomenda-se realizá-la quando notar que a terra está seca.
7. Colar-de-pérolas
Suculenta com efeito pendente, a planta colar-de-pérolas pode ser cultivada em suportes na parede ou teto, garantindo um visual incrível para a decoração do cômodo.
Ela precisa receber luz indireta brilhante e o solo de cultivo deve ser arenoso. A planta não demanda regas frequentes, somente quando o solo estiver seco.
Além dos suportes, dá para colocar a suculenta colar de pérolas no parapeito da janela, bem como em móveis próximos dela, como aparadores.
Como podar a jiboia perfeitamente seguindo dicas de profissionais para que isso nunca mais seja um bicho de sete cabeças
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário