Início » Plantando » 7 plantas para varandas com sol e como cuidar de cada uma

7 plantas para varandas com sol e como cuidar de cada uma

Escolher cuidadosamente as plantas para varandas com sol é garantir prosperidade e beleza ao espaço. Afinal, nem todas gostam de muita iluminação natural, desejando talvez um espaço com sombra.

Por isso, se você conta com uma varanda bastante ensolarada, é importante optar por espécies que fazem questão de se desenvolver nessas condições.

Abaixo, você encontra 7 sugestões, uma mais linda do que a outra!

Suculenta Echeveria

vaso com suculentas echeveria

A Echeveria é ideal para varandas ensolaradas e é o tipo de suculenta que fica linda após bem desenvolvida.

Cultive-a em solo bem drenado e regue moderadamente para evitar o apodrecimento das raízes. Como dito, essa espécie prospera com muita luz, mas é interessante protegê-las de sol direto nas horas mais quentes.

Para estimular o crescimento, adube com fertilizante balanceado na primavera e se notar folhas murchas, é sinal de que você não está regando o insuficiente. Durante o inverno, reduza a rega, pois elas entram em dormência.



Lavanda

vasos de lavanda em varanda com sol

A lavanda ama o sol pleno e requer solo bem drenado, portanto, evite a rega excessiva para prevenir doenças causadas por fungos.

Depois da floração, o ideal é podar a planta, pois isso estimula novo crescimento e mantém a planta saudável.

Uma vantagem de se ter a lavanda na varanda é ela repele insetos naturalmente, o que a tornando-a uma ótima companheira para outras plantas.

Durante o inverno, não esqueça de protegê-la de geadas intensas cobrindo-a com tecido.

Gerânio

gerânios em varanda com sol

Gerânios prosperam com pelo menos seis horas de sol direto diariamente, ou seja, é uma das plantas para varandas com sol perfeita!

Use solo leve e mantenha uma rega consistente, mas evite molhar as folhas. Além disso, não esqueça de remover as flores murchas para promover uma floração contínua.

Gerânios são versáteis e podem ser cultivados em vasos ou cestas suspensas e durante o inverno, eles podem ser levados para dentro de casa para continuar florescendo.

Alecrim

alecrim em varanda

O alecrim prefere sol pleno e solo bem drenado, e além de perfumar sua varanda, é um ótimo tempero para os seus preparos da cozinha.

Regue o alecrim somente quando o solo estiver seco ao toque, pois ele é resistente à seca e requer pouco cuidado, sendo perfeito para varandas ensolaradas.

Faça a poda do alecrim para manter sua forma e promover um crescimento mais denso.

Hibisco

planta hibisco em vaso na varanda

O hibisco requer solo úmido e bem drenado, e adubações regulares durante a temporada de crescimento, além disso, é uma planta que aprecia sol pleno, mas em regiões muito quentes, uma sombra parcial à tarde pode ser muito bem-vinda.

Para manter suas belas flores sempre vibrantes, adube sua planta com um fertilizante rico em potássio, e se por acaso as folhas amarelarem, isso pode indicar excesso de água ou necessidade de nutrientes.

Agave

vaso com planta agave

A agave é uma planta robusta que adora sol pleno e vai ser uma adição incrível para a sua varanda ensolarada. Sua estrutura “diferentona” com pontas agudas oferecem um visual dramático para qualquer ambiente.

A agave é do tipo que necessita de pouca água e deve ser plantada em solo bem drenado. Seu crescimento é um pouco lento, mas o resultado quando está bem desenvolvida, compensa a espera.

Primavera (bougainvillea)

planta primavera em varanda

A planta primavera, com suas flores vibrantes, é perfeita para varandas ensolaradas. Ela floresce melhor sob sol pleno e precisa de solo bem drenado.

Para cultivá-la e tê-la linda na sua casa, busque regar de forma moderada, pois a bougainvillea prefere um solo um pouco mais seco. Durante o período de crescimento, adube regularmente para estimular a floração.


Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes

» Veja dicas exclusivas para sua casa

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário