10 plantas pet friendly: conheça quais são seguras para seu animal de estimação e tenha em casa sem medo
Confira sugestões de plantas pet friendly para ter em seu jardim ou decoração interna, tornando o ambiente seguro ao animal
Ter plantas e animais de estimação em casa exige um cuidado especial: escolher aquelas que são pet friendly. O motivo é simples: algumas são tóxicas e podem ser letais aos bichinhos se ingeridas.
No entanto, não precisa desistir de ter um jardim incrível ou de usar flores na decoração interna. Existem plantas que são pet friendly, portanto, seguras para seu animal de estimação. A seguir, apresentamos as 10 principais!
O que a planta tóxica causa ao pet?
De maneira geral, as plantas tóxicas para pets causam problemas digestivos e cardíacos. Normalmente, eles se recusam a se alimentar após a ingestão da planta.
Não deixe de ler:
Como o animal de estimação pode ajudar em nossa saúde?
Também têm dor abdominal, vômito, enjoo, convulsões, diarreia persistente ou com sangue, redução da frequência cardíaca, perda da coordenação motora, entre outros problemas.
Ao identificar qualquer um desses sinais, é muito importante levar seu animal de estimação ao veterinário, para realizar o tratamento adequado e evitar complicações. Para a consulta, leve uma parte ou foto da planta, para facilitar o diagnóstico.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Se você possui animais em casa, é bom evitar certas plantas, como a Costela-de-Adão, que é uma planta considerada tóxica para cachorros e gatos. É bom cultivar plantas como a areca-bambu, que não é venenosa para animais.
10 plantas que são pet friendly
Existem plantas pet friendly que podem ser cultivadas em seu jardim ou usadas para decoração interna. A seguir, apresentamos uma lista com 10 opções de plantas perfeitas para gatos e cachorros. Continue a leitura e conheça:
1. Bromélia
Trata-se de uma planta que dá flores exuberantes e ainda é segura para animais de estimação. Sua ingestão pode ajudar pets que tenham problemas estomacais, melhorando seu aparelho digestivo.
A bromélia é uma planta que exige regas com frequência, sobretudo em sua parte central. Ela gosta de ambientes com luminosidade e se adapta bem a regiões com temperatura alta.
2. Lavanda
A lavanda é uma planta conhecida por ter efeito calmante e tranquilizante. Além disso, também é segura para pets, tendo ação cicatrizante.
De maneira geral, o cultivo da planta é simples. A lavanda gosta de sol e solos calcários, bem como de terra com boa capacidade de drenagem.
As mudas devem ser regadas diariamente, para manter a terra úmida. Depois, é possível espaçar as regas. Também é importante realizar a adubagem duas vezes ao ano.
3. Orquídea
A orquídea encanta por dar flores lindas, que tornam o jardim e a decoração interna ainda mais especial. No entanto, é uma planta que exige um pouco mais de cuidado.
Deve-se realizar regas regulares da orquídea, sempre deixando a terra úmida e não encharcada. Além disso, a planta não gosta de exposição direta ao sol, pois pode danificar folhas e flores, que são muito delicadas.
4. Bambu
Trata-se de uma planta que ajuda a purificar o ar do ambiente. Além disso, tem efeito calmante e é segura de se ter em casas que possuem pets.
Outro diferencial é que o bambu não exige cuidados complexos para cultivo, tanto que é possível plantá-lo na água ou terra. Se escolher essa última opção, o solo deve permanecer úmido o tempo todo, mas não encharcado.
5. Violeta perfumada
É uma alternativa à violeta tradicional! Ela possui uma série de benefícios para o pet, pois tem propriedade anti-inflamatória e poder de alívio da dor.
A violeta perfumada deve ser cultivada à meia-sombra, em solo rico em matéria orgânica e com boa capacidade de drenagem. As regas devem ser regulares, para manter o solo levemente úmido.
6. Crista do galo
Planta que tem ação anti-inflamatória e antioxidante para o animais de estimação. Ela deve ser cultivada em uma área ampla, preferencialmente em jardins. No entanto, também dá para plantá-la em vasos.
7. Malva branca
A malva branca tem efeito calmante em bichos de estimação, bem como ação anti-inflamatória, antioxidante e atua na amenização da dor. É uma planta que deve ser mantida em terra úmida e receber adubo orgânico uma vez ao ano, no mínimo.
8. Amor perfeito
O amor perfeito é uma planta clássica de jardins e decorações internas. Ela tem efeito calmante e propriedades anti-inflamatórias, além de estimular o sistema imune dos pets. Também pode ser usada para controle da febre nos bichinhos. Essa também é uma das ótimas plantas para serem cultivada para gatos em apartamento.
9. Erva de gato
Essa é uma ótima planta para gato. Como seu próprio nome já indica, trata-se de uma planta benéfica para animais, principalmente para gatos. Ela ajuda a acalmar os felinos, mantendo-os tranquilos.
10. Capuchinha
A capuchinha é uma aliada na saúde dos pets, pois facilita a digestão, sendo uma das plantas permitidas para gatos ingerirem, e além disso, é uma as plantas que não são tóxicas para cães. Também é uma planta estimulante, antibiótica natural e antisséptica.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário