Início » Plantando » 5 plantas que florescem no outono: saiba quais são as espécies para cultivar em casa nessa estação

5 plantas que florescem no outono: saiba quais são as espécies para cultivar em casa nessa estação

Existem plantas que florescem no outono, por isso você ainda pode ter um jardim cheio de vida mesmo quando os dias frios começam lentamente a surgir.

Claro, você precisa ter em mente quais são as espécies que podem florescer nesse período com temperaturas mais amenas para que tanto seu jardim quanto sua casa tenham flores bonitas.

Separamos aqui uma lista incrível de plantas que florescem no outono para você cultivar. Primeiro, entenda sobre a relação entre as verdinhas e essa estação do ano.

Cuidados com as plantas no outono

pessoa segurando caixote com flores

Com os dias de outono, podemos notar com facilidade como o sol aquece com lentidão, assim como há a presença de um vento constante e variação da temperatura durante o dia todo.

Já que estamos falando do outono, leia também:
Dicas de cuidados com plantas para essa estação

Essas mudanças do verão para o outono interferem diretamente nas plantas, o que exige que elas se adaptem para sobreviver.



Por conta disso, muitas espécies entram no período chamado “dormência”, pois assim elas conseguem poupar energia para a entrada do inverno. 

Em contrapartida, há espécies que se mantêm firmes, produzindo novos brotos, frutos e florindo sem parar no outono.

A ideia é que você escolha as plantas certas para cultivar enquanto permite que as demais fiquem em repouso.

Plantas que florescem no outono

pessoa segurando arranjo de flores com folhas de outono

De modo geral, as plantas que florescem no outono preferem o sol ameno, além da presença do vento. Inclusive, tais espécies dão preferência a regas menos frequentes.

Sabendo tudo isso, é mais fácil entender quais são as melhores opções para seu jardim ou para aquele cantinho especial dentro de casa!

Confira essas verdinhas que achamos que você vai gostar de cultivar no outono e escolha a sua favorita:

Margaridas

As margaridas são flores charmosas e uma das mais populares para o outono brasileiro, justamente porque é nessa estação que elas florescem.

margaridas brancas em jardim

Na realidade, o plantio deve ser feito ainda na primavera, tanto por mudas quanto por sementes. O solo precisa ser rico em nutrientes e com boa drenagem.

A flor prefere climas amenos, pois a luz solar mais forte pode queimar suas flores e folhas. 

Dessa forma, indicamos que você cultive a margarida em um local de meia sombra em seu jardim. Se preferir, pode incluir essa plantinha em vasos ou jardineiras dentro de casa.

Gérberas

Muito próxima às margaridas, a gérbera é uma planta de origem africana repleta de cores diferentes e que podem combater o “cinza” do outono.

gérberas

Assim, as gérberas são bastante adaptáveis a essa estação, preferindo temperaturas amenas e locais a meia sombra – elas até gostam de receber um pouco de iluminação solar, mas, de preferência, que seja a da manhã.

O plantio pode ser no quintal, por meio de mudas ou sementes, com regas semanais (sem encharcar o solo) enquanto a espécie estiver se desenvolvendo.

Flor-de-maio

Já fica claro pelo nome, não é mesmo? Essa planta é da família dos cactos, mas não possui espinhos. 

Seu florescimento, é óbvio, acontece em maio, sendo uma opção perfeita para cultivar durante o outono. 

planta flor de maio

A melhor ideia é plantá-la em vasos suspensos para conferir toda sua beleza – seus caules achatados se enchem de flores exóticas de inúmeras cores (brancas, laranjas, rosas, vermelhas, etc.).

Um detalhe importante: é necessário manter a umidade nos caules e não deixar secar o substrato entre as regas. Além disso, é um cacto de sombra, portanto nunca deixe a flor-de-maio sob sol forte – prefira o sol da manhã ou do fim da tarde.

Azaleias

Resistentes, as azaleias são queridinhas para o outono brasileiro. Normalmente, essa planta aparece em várias casas quando o primeiro friozinho surge, entre abril e maio.

azaleias brancas

A espécie adora temperaturas mais frias e seu florescimento ocorre nessa época. Isso acontece pelo choque térmico que a planta leva – do calor do dia para a temperatura mais baixa da noite, esse choque faz com que as flores se desenvolvam.

Para seu crescimento apropriado, a planta precisa de sol fraco (o da manhã é o melhor) e regas não frequentes. 

O cultivo das azaleias fica excelente em vasos ou canteiros.

Begônias

Por último, temos a begônia, uma espécie que precisa de clima ameno para sobreviver.

begônias coloridas

Essa planta se destaca pelo seu florescimento, que acontece mais de uma vez por ano. No entanto, para desabrochar no outono, é preciso uma atenção: regas a cada quatro dias, com luz direta e solo úmido (nunca encharcado).

Embora pareça trabalhoso, saiba que o resultado é muito satisfatório, pois são flores cheias de beleza e charme para seu jardim ou mesmo para um ambiente de casa.

Cultive essa planta em vasos ou canteiros, lembrando que o recomendado é a luz suave da manhã incidir sobre ela.


Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário