Início » Plantando » Lindas, mas perigosas: estas são as plantas venenosas mais comuns no Brasil

Lindas, mas perigosas: estas são as plantas venenosas mais comuns no Brasil

Existem plantas que podem representar uma verdadeira ameaça para as pessoas em volta, causando diversos danos, em caso de ingestão. É melhor conhecer essas plantas que são muito bonitas e comuns no Brasil, mas que também são muito venenosas.

Sabendo quais são elas e quais perigos elas representam, você poderá proteger a si e também a outras pessoas.

A seguir, você vai conhecer as plantas que são um perigo para os desavisados.

Comigo-ninguém-pode

Lindas, mas perigosas: estas são as plantas venenosas mais comuns no Brasil
(Imagem: Alexey Demidov/Pexels)

Essa planta nativa das florestas tropicais da América Central e do Sul é muito valorizada pelas pessoas. Apesar de ser uma planta venenosa, a comigo-ninguém-pode ser uma ótima pedida para quem procura algo mais ornamental.

Aproveite para ler:
Plantas da moda que são tóxicas para crianças

As pessoas costumam valorizar bastante essa planta e normalmente a colocam dentro de casa, ao invés de colocarem no jardim.



É importante ter muito cuidado ao cultivar essa planta, porque, caso haja ingestão dela, acaba ocorrendo uma deglutição. Se alguém ingerir a folha em abundância, ela irá correr risco de vida.

O efeito principal do veneno da comigo-ninguém-pode é edema das membranas mucosas, o que pode provocar uma obstrução nas vias aéreas.

Saia-branca

planta saia-branca

Outra planta com valor ornamental e é muito comum de se ver dentro de casas no Brasil é a saia-branca. O diferencial estético dessa planta é que ela tem flores que crescem de forma pendente. Dessa maneira, acabam lembrando pequenas saias — por isso o nome popular.

Ela tem seu charme, então não é à toa que as pessoas fazem questão de levá-la para dentro de suas casas. Só que aí ela tem um defeito. Ela pode ser mais perigosa do que a comigo-ninguém-pode, por exemplo.

As substâncias que ela possui podem atuar de forma nem um pouco legal no sistema nervoso. Entre os sintomas mais comuns, temos paralisia, taquicardia, febre, diarreia e alucinações. Por isso, não é bom ingerir essa planta de jeito nenhum.

Espirradeira

planta espirradeira

A espirradeira é outra planta com seu charme e que não fica atrás no ranking de plantas comuns nas casas de pessoas brasileiras. A árvore da espirradeira é baixa, e o que tanto chama atenção são suas belas flores coloridas, que nascem em formato de cacho.

Em geral, as flores nascem em diferentes tons de vermelho. É difícil alguém resistir à beleza da espirradeira. O problema é que essa planta não é tão inofensiva quanto pode parecer, apesar de a beleza dela ainda mascarar isso muito bem.

Na realidade, ela é razão de muito cuidado e atenção. Afinal de contas, se a folha dela for ingerida, a pessoa poderá correr até mesmo risco de morte. Em alguns casos, entre os efeitos mais graves que ela pode causar é a parada cardíaca, porque os efeitos são causados principalmente no coração.

Lírio-do-vale

lírio-do-vale

Uma planta amplamente recomendada como uma das melhores plantas que você poderá ter em casa é o lírio-do-vale. Isso acontece porque ela é um verdadeiro charme, contendo uma lindas e longas flores brancas, que realmente contribuem para a construção de um ambiente mais elegante e até mais aconchegante.

Porém, quando você decide ter essa planta em casa, precisa ter muito cuidado com ela.

Mesmo tendo uma aparência tão delicado, o Lírio do Vale é uma planta com altas quantidades de cardenolídeos. Se uma pessoa chega a ingerir as folhas dessa planta, ela acabará estando sujeita a problemas em diversos órgãos, inclusive o coração. Além disso, a ingestão também tem sintomas como visão turva, dores abdominais, etc.

Sendo assim, é bom ficar bem atento com as visitas e também com as crianças, se você tiver em casa.

Bico-de-papagaio

vaso com bico-de-papagaio

Também vai requerer muita cautela o bico-de-papagaio. Muitas pessoas gostam de ter essa planta em casa, porque ela apresenta folhas em tom verde-escuro e vermelho. É mais comum vê-la na época de Natal, quando as pessoas fazem questão de destacá-la para a decoração natalina.

No geral, essa é uma planta de épocas, já que sobrevive por pouco tempo. Em vasos, o bico-de-papagaio só dura seis semanas.

Embora tenha uma vida muito curta, o bico-de-papagaio também é uma ameaça. Ficar algum tempo perto dessa planta pode ter como resultado coceira, irritação e inchaço. Caso a pessoa ingira essa planta, os sintomas comuns são enjoos e diarreia. Também é bom tomar cuidado com ela.


Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Redatora WebGo Content desde janeiro de 2021. Gosta de se alimentar bem, dirigir à noite e tirar fotos. Está aprendendo a falar japonês, e também tenta manter suas ofensivas de francês no Duolingo. Capricorniana com ascendente em Aquário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.