Início » Plantando » Poda da zamioculca: por que é necessária e como fazer corretamente?

Poda da zamioculca: por que é necessária e como fazer corretamente?

Parece estranho falar de poda da zamioculca quando essa planta é famosa por levar muito tempo para crescer, não é?

Entretanto, algumas situações podem ser úteis para ela, especialmente a longo prazo.

Motivos para fazer a poda da zamioculca

zamioculca que precisa de poda em vaso

Mesmo com lentidão no crescimento, a poda da zamioculca é benéfica para a planta. São exatamente 4 razões que valem a pena mencionar:

1- Trazer equilíbrio à aparência da planta

A poda da zamioculca tem como intuito remover algum caule que cresceu muito mais rápido do que outros, dando uma aparência torta à planta.

Por essa falta de simetria, você pode cortar o caule mais alto para deixar sua zamioculca mais bonita visualmente, até parecendo mais cheia.

Não somente isso, mas a planta terá mais energia para usar em outro lugar, como para impulsionar mais crescimento para os caules menores.



2- Remover a folhagem velha ou morta

Outra vantagem para fazer a poda da zamioculca é remover as folhas velhas ou mortas.

Como grande parte das plantas, a zamioculca experimenta o processo natural de envelhecimento e morte das folhas conforme ela cresce.

Em geral, você pode ver isso através das folhas mais velhas que começam a amarelar e caem.

Porém, às vezes, essas folhas podem ficar penduradas na planta por um longo tempo, mas é melhor tirá-las para deixar a zamioculca mais limpa e evitar possíveis fontes de podridão.

poda de folhas da zamioculca

3- Remover folhagem doente

Mesmo resistentes, as zamioculcas são um pouco sensíveis ao excesso de água, o que pode ocasionalmente levar ao aparecimento de podridão em distintas partes da planta.

Caso você note tecidos moles e marrons ao longo dos caules ou em qualquer folha, você precisa podar as áreas afetadas para evitar a propagação da podridão.

Aliás, a podridão normalmente acontece onde a planta está em contato com o solo encharcado, logo onde os caules encontram o rizoma na linha do solo é o ponto comum disso ocorrer.

4- Remover partes de estiolamento

Tolerante a uma ampla gama de variações de iluminação solar, isso não significa que a zamioculca possa ser deixada em locais muito escuros.

Desse modo, o estiolamento (ou crescimento esparso e fraco das plantas) é uma maneira da zamioculca dizer que precisa de mais luz para crescer de forma adequada.

Faça a poda da zamioculca (dessa parte com estiolamento) para redirecionar a energia da planta para a produção de uma folhagem mais saudável.

Não fique com receio, pois esses caules longos raramente se transformam em caules bons para a plantinha.

Veja também:
Estiolamento em suculentas: como prevenir?

Como fazer a poda da zamioculca?

corte de caule de zamioculca

Assim como se imagina, a poda dessa planta não é um bicho de sete cabeças.

Por exemplo, para pequenas podas de caules crescidos demais, apare o caule de um jeito suficiente para combinar com os outros e deixar a zamioculca mais simétrica.

Se sua planta está com caules entrecruzados e amontoados perto do solo, recomendamos que você remova os caules inteiros para permitir mais fluxo de ar e uma aparência geral mais leve para a sua verdinha.

Ademais, se você está apenas removendo folhas mais velhas ou partes danificadas, corte onde as folhas encontram um caule ou logo abaixo de onde um dano começa.

galhos de zamioculca podados

Por outro lado, se o problema for podridão de raiz ou doença, analise se a podridão está começando a subir por um caule na linha do solo: remova todo o caule da planta.

Você também precisará investigar sob o solo para ver se a podridão se espalhou para as raízes ou rizoma.

Já para o estiolamento, remova qualquer crescimento até a linha do solo.

Por fim, não há período específico do ano para realizar a poda da zamioculca, contudo, se quiser ser mais cuidadoso, espere até o início da primavera.

Lembrete: a zamioculca é tóxica

zamioculca em vaso de cerâmica

De fato, não se esqueça da toxicidade da zamioculca, mas não é algo tão assustador assim.

Na realidade, ela contém um composto chamado oxalato de cálcio, que quando em contato com nossa pele, pode causar irritação.

A planta inteira é tóxica, então sugere-se que você faça o manuseio usando luvas e evite tocar seu rosto, ok?

Além disso, mantenha a zamioculca fora do alcance de animais de estimação e crianças.


Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.