Pragas mais comuns nos jardins: ESTES são os principais tipos e você pode combatê-los com ações SIMPLES
Que tal conhecer as pragas mais comuns nos jardins para garantir que suas plantas não adoeçam e sofram com esses ataques indesejados?
Afinal, nem sempre seremos capazes de protegê-las totalmente, então é ainda mais importante conhecer métodos saudáveis que podem salvá-las quando isso acontecer.
Portanto, confira os tipos principais de pragas e as ações simples que podem ser usadas para controlá-las e eliminá-las.
Pulgão
O pulgão é um inseto bem pequeno que surge nas áreas macias das plantas, como no botão ou nas pétalas, onde irá sugar sua seiva. Seu surgimento indica que há excesso de nitrogênio.
Aproveite para ler:
Como acabar com pulgões?
Esse animalzinho vive em colônias e, por ser uma espécie sugadora, secretam uma substância açucarada que gera uma doença fúngica chamada de fumagina. A planta pode morrer se a doença não for controlada.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Para ter certeza de que há pulgões em suas plantas, olhe bem de perto sua plantinha e veja se eles se mexem. Aliás, se há formigas pequenas ao redor, saiba que é um indicativo claro de pulgão.
Como combater?
Com multiplicação rápida, você pode eliminar o pulgão usando um jato forte de esguicho.
Após, você pode aplicar óleo de neem, que é algo natural, para matar os pulgões que restaram.
Cochonilha
A cochonilha é talvez a praga mais comum de todas e seu surgimento ocorre pela falta de cálcio na adubação.
É também um inseto sugador que, ao contrário do pulgão, se aloja em hastes e folhas (gosta das partes duras da planta), ao longo das nervuras.
Além do mais, sua ação também propaga o aparecimento da fumagina, fazendo com que a planta fique cada vez mais fraca e matando-a.
Na dúvida se é cochonilha? Passe a unha sobre ela – se a “verruguinha” sair, é cochonilha. Se há muitas formigas pequenas na planta, é também sinal dessa praga iniciando sua infestação.
Como combater?
Em resumo, use uma escova velha molhada em água e sabão de coco para retirar as partes mais afetadas.
No entanto, caso note que a cochonilha está no substrato, submerja o vaso em água com umas gotas de detergente por algumas horas.
Em locais de difícil acesso, a recomendação é passar um cotonete umedecido em álcool isopropílico.
Lagarta
São animais comuns durante o verão e dias mais quentes, por isso se encaixam como uma das pragas mais comuns nos jardins.
As lagartas tendem a atacar e devorar as folhas que possuem carência de boro, nutriente este que a planta precisa em pouca quantidade, mas sua ausência acaba deixando tanto as folhas quanto sua membrana celular mais moles.
São pragas de hábito noturno, logo para identificar é necessário conferir se as bordas das folhas têm marcas de mastigação.
Como combater?
Enfim, é possível combater as lagartas usando inseticidas caseiros, bem como com plantas que repelem insetos ou ainda predadores naturais.
Um exemplo é a planta cravo-de-defunto, que além de ser bonita e comestível, impede que as lagartas ataquem as plantinhas por perto.
Formiga
Nem todas as espécies de formigas atacam suas plantas, mas é sempre bom ficar de olho ao redor de seus vasos e cultivares.
A formiga-cortadeira, por exemplo, é uma praga que pode depenar uma planta pequena em poucas horas. Como muitas têm hábitos noturnos, você pode demorar a identificar esse problema.
O corte de folhas e plantas não serve para a alimentação: essas formigas carregam até o formigueiro para usar tais pedacinhos com outro objetivo – o de cultivar o fungo, que será usado de alimentação delas depois.
Identifique a formiga-cortadeira: veja se as bordas das folhas estão cortadas de maneira bem geométrica.
Como combater?
Ao redor do vaso e próximo ao formigueiro, coloque gergelim cru.
Uma outra alternativa é enrolar os pés das plantinhas com lã bem felpuda para evitar que as formigas ultrapassem.
Se não há animais de estimação ou crianças em casa, você pode tentar usar formicidas.
Lesma, caracol e caramujo
Esses moluscos são uma das pragas mais comuns nos jardins e também podem causar uma grande dor de cabeça em suas plantas. Também com hábitos noturnos, tais pragas aparecem nas plantinhas que contam com excesso de umidade.
A presença deles também sinaliza que existe uma grande concentração de água no local.
Inclusive, a identificação é mais simples, pois esses animais geralmente deixam um rastro por onde passam.
Como combater?
Você pode se livrar de lesmas, caramujos e caracóis usando predadores naturais, plantas repelentes, inseticidas caseiros ou até produtos químicos.
De preferência, faça uso de materiais sustentáveis e seguros tanto para a planta quanto para você.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário