Quais os principais benefícios da Pitaya e por que você deve incluí-la na sua alimentação
A pitaya é uma fruta exótica que tem ganhado destaque nos últimos anos por sua aparência chamativa, por seu sabor e por seus diversos benefícios à saúde.
Originária da América Central e do Sul, essa fruta traz uma série de vantagens nutricionais que justificam sua inclusão regular na alimentação, conforme explicou a nutricionista Eveleen Lima em entrevista à TV Unicesumar.
A seguir você confere quais são os principais benefícios da pitaya, segundo a nutricionista, e entende por que ela deve ser uma adição frequente ao seu cardápio.
1. Rica em Nutrientes
A pitaya é rica em vitaminas e minerais. Contém vitaminas C, B1, B2 e B3, e minerais como ferro, cálcio e fósforo. Além disso, é uma boa fonte de fibras, proteínas e ácidos graxos essenciais que ajudam no bom funcionamento do corpo.
2. Promove a Saúde Digestiva
A pitaya é uma excelente fonte de fibras, que são essenciais para uma boa saúde digestiva.
A presença de oligossacarídeos na pitaya ajuda a promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino, o que é crucial para manter a saúde intestinal e prevenir problemas como a síndrome do intestino irritável e a prisão de ventre.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
3. Ajuda na Manutenção do Peso Saudável
Com 100g da fruta contendo apenas 50 calorias, a pitaya pode ser um excelente alimento para quem busca perder peso ou mantê-lo de maneira saudável.
Além das fibras e a Vitamina B1 proporcionarem uma sensação de saciedade por mais tempo, ajudando a reduzir o consumo geral de comida ao longo do dia, essa baixa de calorias permite que, quem realmente gosta da fruta, possa consumi-la em maiores quantidades, sem culpa.
4. Pode influenciar positivamente no controle da glicemia
Um dos pontos mais interessantes sobre a pitaya é que ela pode ajudar no controle da glicemia, o que é benéfico especialmente para pessoas com diabetes.
A fruta contém uma série de compostos que podem influenciar a secreção de hormônios como o glucagon-like peptide-1 (GLP-1), hormônio produzido no intestino em resposta à ingestão de alimentos, que pode auxiliar na redução dos níveis de açúcar no sangue.
Além disso, segundo Evellen Lima, esse hormônio ainda reduz significativamente a vontade por doces.
5. Pode ajudar no controle do colesterol
A pitaya contém pequenas quantidades de gorduras poli-insaturadas, que são as “gorduras boas” necessárias ao corpo. Estas gorduras incluem ácidos graxos essenciais como o ômega-3 e ômega-6, que ajudam a reduzir os níveis de LDL (o “mau” colesterol) e aumentar os níveis de HDL (o “bom” colesterol).
O equilíbrio adequado entre LDL e HDL é crucial para evitar o acúmulo de placas nas artérias, o que pode levar a complicações graves como ataques cardíacos e derrames.
A pitaya é uma fruta muito interessante de se ter na dieta, e para compreender um pouco mais sobre seus benefícios, confira a fala de Eveleen Lima sobre esse assunto (a partir de 2m25 do vídeo) para a TV Unicesumar:
CONFIRA Também: As 5 melhores receitas com pitaya que vão te surpreender
4 dicas para adotar a árvore de Natal nórdica na decoração 2024 e fugir do banal
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário