Início » Inspire-se » Quais os tipos carnes para o natal são as mais tradicionais no Brasil?

Quais os tipos carnes para o natal são as mais tradicionais no Brasil?

O Natal é uma festa tradicional comemorada no Brasil que é marcada pela união familiar, principalmente na famosa ceia natalina. Em todo o país, famílias brasileiras se reúnem para comer um verdadeiro banquete, de acordo com os gostos de cada uma.

Neste sentido, as carnes têm destaque especial, com opções que atendem aos mais diversos gostos e tradições. A seguir, saiba quais são as principais carnes para o Natal no Brasil.

1. Peru

Protagonista da ceia natalina em diversas famílias brasileiras, o peru é associado à abundância e prosperidade.

A praticidade de perus temperados e prontos para assar oferecidos por marcas tem conquistado ainda mais espaço nas mesas brasileiras. Receitas clássicas incluem o peru recheado com farofa ou servido com molhos à base de frutas.

2. Chester

Outra estrela das ceias de Natal é o Chester, uma ave de carne suculenta e alto rendimento, ideal para famílias grandes. Esta carne se destaca pelo baixo teor de gordura e grande volume de carne no peito.

Marinados com molhos agridoce ou ervas, são uma escolha versátil que agrada a todos os paladares.



3. Tender

O tender, feito a partir do pernil de porco defumado, é outra escolha tradicional. Com textura firme e sabor levemente adocicado, ele costuma ser servido com glaze de mel, cravo e mostarda, resultando em uma combinação irresistível. Por já ser pré-cozido, o tender exige apenas um acabamento final, sendo uma alternativa prática e visualmente atraente para a ceia.

4. Pernil e Lombo Suíno

O pernil e o lombo suíno também são favoritos para quem busca carnes suínas na ceia. O pernil, suculento e macio, é ideal para assados longos e combina perfeitamente com temperos cítricos e molhos robustos.

Já o lombo é uma opção mais magra e versátil, podendo ser servido com acompanhamentos salgados ou agridoce, como abacaxi caramelizado.

5. Bacalhau

O bacalhau não é uma carne, mas não deixa de ser frequentemente escolhido para as mesas natalinas brasileiras. Além disso, este pescado é versátil em receitas, que podem ir desde tortas até ensopados.

Uma dica extra é entender que o sabor e suculência da carne escolhida para o Natal também depende do seu respectivo preparo. Logo, fazer um prato marinado e usar papel alumínio podem evitar o ressecamento e fazer a diferença na hora da ceia.


Ideias de decoração de ano novo simples e barata

» Veja dicas exclusivas para sua casa

decoração de ano novo simples
Jornalista de formação. Especialista em produção de conteúdo para internet. Apaixonada pela sua casa e por cada detalhe que contém nela.

Deixe seu comentário