Apê de 75 m² tem estilo rústico-moderno e espaços integrados
O apartamento de 75 m² de um jovem solteiro no Brooklin, em São Paulo, ganhou uma nova cara com o projeto dos arquitetos Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, do Etri Arquitetos. Aliás, em apenas 5 meses, eles realizaram uma reforma completa que valorizou a personalidade, o conforto e a praticidade do morador.
Desse modo, o conceito do projeto foi criar ambientes integrados, claros e modernos, com toques de rusticidade e sofisticação. “Buscamos atender ao perfil, ao estilo de vida e às preferências do cliente, usando cores neutras e sóbrias que remetem à masculinidade, mas sem deixar os espaços escuros demais”, explicam os arquitetos da Etri.
Socialização e iluminação
A união das salas de estar, jantar e cozinha proporcionou uma sensação de amplitude e fluidez, além de aproveitar melhor a luz natural que vem da varanda, que conta com cortinas brancas para controlar a intensidade.
De fato, todos os móveis têm sua função, sem comprometer a integração. “Esse layout é muito apreciado pelos jovens, pois valoriza as áreas de socialização”, comenta Renata.
Em resumo, a decoração seguiu uma linha moderna, com fundo em tons off white que contrastam com as peças mais rústicas e as texturas que trazem dinamismo e aconchego.
Destaques das áreas sociais
Em primeiro lugar, um dos destaques da área social é a parede com efeito de cimento queimado, que harmoniza com o buffet de madeira freijó e serralheria preta, que abriga um minibar. “Esse móvel tem uma pegada industrial que ficou muito bacana no projeto”, diz Eduardo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
A mesa de jantar é acolhedora e elegante. A base de madeira e o tampo de laca e vidro combinam com as seis cadeiras de linho cru. “Para completar, o buffet, com essa referência industrial, ficou sensacional para acolher o minibar que elaboramos”, ressalta Eduardo.
Na sala de estar, a mistura dos estilos fica mais evidente, com um espaço relaxante e distinto. O rack para a TV, feito em marcenaria, organiza livros, luminárias e objetos decorativos, com a ajuda da prateleira superior que acompanha a parede de cimento queimado.
O sofá cinza segue a proposta do apartamento com almofadas de diferentes texturas e cores, enquanto as banquetas de prata com arabescos indianos e o tapete de pele de vaca adicionam um toque diferente e marcante.
“Optamos por peças práticas para o dia a dia e de fácil manutenção. O piso vinílico amadeirado foi escolhido para aquecer um pouco as cores frias – cinza e branco –, deixando o ambiente mais quente com as peças de madeira escolhidas para esse projeto”, contam os arquitetos.
Cozinha
A cozinha do apê, em formato de corredor, foi bem aproveitada pelos arquitetos, que mantiveram a porta de serralheria e vidro para o acesso à área de serviço.
Ademais, os acabamentos escolhidos valorizam as texturas, como o subway tile (azulejo de metrô) na parede e na parte de baixo da bancada americana.
A marcenaria sob medida garante a organização e o armazenamento dos itens, louças e eletrodomésticos de qualidade. O mármore natural está presente nas duas bancadas, trazendo sofisticação e variedade de cores.
“O cinza foi usado para criar um contraste entre o revestimento da cozinha e a marcenaria branca. Para o toque rústico, colocamos três banquetas de madeira que combinam com o apartamento, assim como as portas de vidro com perfil preto”, contam.
Home office
O segundo quarto virou home office, com marcenaria planejada pelos profissionais, para atender às necessidades profissionais do morador.
Além disso, o ambiente tem uma boa iluminação, seguindo o padrão do apartamento, com pontos de luz no forro de gesso rebaixado.
Quarto principal
No quarto, a marcenaria branca ocupa todas as paredes e, além de funcional, ajuda a ampliar o espaço. O azul-marinho na cabeceira, feito em placas de espuma costuradas e revestidas em tecido de algodão, traz calma, serenidade e estabilidade.
“Escolhemos a cor para contrastar e continuar a proposta jovial, sem pesar no ambiente”, diz Eduardo.
Banheiro
O banheiro ganhou uma reforma completa, visando aumentar o box, que antes era muito pequeno e desconfortável. O porcelanato, com efeito amadeirado patinado, deixou o ambiente mais acolhedor.
Já a área do box ficou espaçosa e ganhou um nicho embutido para os produtos de higiene.
Quais as cores usar na decoração da festa de ano novo 2025, segundo especialistas
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário