6 passos para restaurar móveis em casa: saiba como repaginar a decoração de forma DIY
Confira quais são os passos essenciais para restaurar móveis em casa e transforme suas peças usando técnicas DIY
Restaurar móveis em casa é uma opção para repaginar a decoração e ter peças em bom estado por muito mais tempo. O melhor? Sem gastar uma pequena fortuna!
Mas como restaurar móveis em casa? A seguir, apresentamos um passo a passo que vai te auxiliar nessa tarefa, conseguindo realizá-la com facilidade. Acompanhe!
1. Separe o que você vai precisar para restaurar móveis em casa
Separe todos os itens que você vai precisar para restaurar os móveis do seu quarto, sala, enfim, de qualquer cômodo. Entre os principais materiais estão:
Aproveite para ler:
Tons de madeira para você usar na decoração
- Luvas de borracha;
- Óculos de proteção;
- Máscara facial;
- Álcool comum;
- Limpador de madeira à base de óleo;
- Lixas comuns ou lixadeira;
- Decapante químico;
- Panos macios e limpos;
- Massa para madeira;
- Selante;
- Tinta ou verniz;
- Pincéis e rolos de pintura.
Esta é uma lista básica de materiais que você vai precisar. No entanto, pode ser que utilize outros, dependendo das características do móvel ou restauração que deseja fazer.
2. Identifique o acabamento do móvel
Antes de definir o que fará com o móvel, é importante identificar seu acabamento atual. Isso possibilitará preparar a peça corretamente, contribuindo para que tenha um bom resultado na restauração.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Os acabamentos mais comuns em móveis são a goma-laca, o verniz e a laca. Para identificar qual é o utilizado na peça que pretende restaurar, basta aplicar um pouco de álcool em uma parte do móvel.
Se o acabamento sair facilmente, trata-se de uma cobertura de goma-laca. Caso não saia, só pode ser laca ou verniz. Para solucionar essa dúvida, passe um pouco de diluente de laca num canto do móvel. Caso o acabamento saia, a cobertura é laca.
O acabamento não sofreu dano alguém durante esse processo? Então, você está lidando com um móvel que tem uma cobertura de verniz.
Há, ainda, outros acabamentos como os pigmentados com tinta e esmalte. Estes são mais fáceis de identificar, pois tendem a perder o brilho com o passar do tempo.
3. Limpe o móvel
Seu próximo passo é limpar o móvel. Você pode fazer isso usando um limpador de madeira à base de óleo, pois ele amolece e remove camadas mais profundas de sujeira com maior facilidade.
Não conseguiu remover pontos de sujeira específicos na peça? Então, use água morna e detergente líquido para uma limpeza mais pesada. Umedeça um pano nessa mistura e passe na madeira, tentando não molhar muito o material. Seque com um pano macio.
Nada disso resolveu e você não conseguiu limpar o móvel? Então, tente usar solvente ou diluente de laca. Aplique usando um pincel de cerdas naturais e lustre a superfície com uma lã de aço.
4. Remova laca, verniz e tintas antigas por decapagem
Se o móvel já foi pintado, você precisa remover as camadas de tinta anteriores para ter um melhor resultado. Uma das formas de fazer isso é por meio da decapagem. Esta técnica também elimina laca e verniz da peça!
Basta usar um decapante químico, seguindo as orientações do fabricante. Aguarde o tempo de ação do produto e comece a raspar a superfície do móvel, retirando as várias camadas de acabamento.
Tenha paciência nesse processo, porque pode ser que precise repeti-lo mais vezes. Tudo depende da quantidade de tinta, laca ou verniz que o móvel possui.
5. Repare e prepare o móvel para pintura
Depois de finalizar a remoção de acabamentos antigos, você deve reparar o móvel. É nesta etapa que você corrige assentos, troca parafusos e dobradiças, preenche rachaduras com massa utilizada especificamente para esse fim, entre outros.
Então, lixe o móvel e limpe sua superfície usando um aspirador de pó e um pano macio. Depois, aplique um selante e deixe aguarde o tempo de repouso necessário para secagem do produto.
6. Pinte o móvel
Lixe o móvel e faça a pintura com o material e a cor que quiser. Aguarde o tempo de secagem e, se necessário, aplique mais demãos até ter a cobertura que deseja.
Para superfícies grandes, você pode usar um rolo de pintura. Já para detalhes e áreas menores, considere usar um rolo pequeno ou pincel. Durante esse processo, tenha o cuidado de passar a tinta em um sentido só.
Caso queira, você pode usar um verniz fosco ou brilhante para dar acabamento e proteger ainda mais o móvel. Espere que o móvel seque totalmente antes de começar a utilizá-lo.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário