O segredo das cortinas: depois que entender isto, sua casa nunca mais será a mesma
É possível que você nunca tenha se dado conta, mas a cortina é um elemento importante na composição de ambientes internos. Este item tem forte influência sobre a compreensão do espaço, o que significa que se escolhido de forma incorreta, causará um grande ruído na percepção do ambiente.
As cortinas não têm apenas a função de bloquear a insolação, mas também podem suavizá-la, causando diferentes sensações conforme a iluminação varia ao longo do dia. É possível criar diferentes cenários com o controle da entrada luz, gerar movimento com os ventos que adentram a casa, e apreciar as diferentes texturas conforme a luz percorre o tecido. Essa dinâmica é capaz de causar sensações de leveza, calmaria e aconchego.
Percebe como as cortinas são importantes? E a verdade é que após entender os pequenos segredos que irei te contar hoje, verá como é simples ter um ambiente harmônico e elegante com a escolha da cortina correta.
Dimensionamento
O dimensionamento incorreto das cortinas é o principal erro que costumo ver. Na maioria das vezes a cortina está muito curta, ou com falta de tecido para um bom caimento.
VEJA ESSA
Comprimento
Mesmo que esteja comprando cortina para uma janela, utilize o comprimento todo do piso até o teto. Cortinas curtas acabam por causar desarmonia no ambiente, gerando a sensação de que está faltando algo. E está faltando mesmo: o resto da sua cortina.
Veja a diferença entre a imagem acima, com a cortina curta, e a imagem abaixo com a cortina passando por trás da bancada, completando todo o comprimento do piso ao teto. Consegue perceber como a cortina longa traz mais harmonia e elegância para o ambiente?
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Largura
Dependendo do dimensionamento do seu ambiente, prefira ocupar a largura toda da parede com a cortina, mesmo que sua janela esteja centralizada. Isto cria unidade, tornando o ambiente mais harmônico.
Nos casos em que a parede for maior está liberado fazer a cortina apenas no perímetro da janela. Mas não esqueça, a cortina deve transpassar as laterais da janela em pelo menos dez centímetros.
Outro ponto importante no dimensionamento da largura é a quantidade de tecido. Isto varia conforme o modelo de cortina escolhido, podendo ser o dobro ou triplo da dimensão que a cortina irá ocupar. Sempre que possível, opte pela cortina sob medida, o profissional que irá personalizar sua cortina saberá dimensionar corretamente.
Cortineiro
Caso tenha forro de gesso, é possível criar um cortineiro. Este elemento serve para esconder o trilho, tornando a transição entre o forro e cortina mais leve. Para mim, este é um clássico caso de “menos é mais”.
Embora existam diferentes formatos de cortineiro, acredito que o recuo no forro liso é a melhor opção, pois assim cumprimos a função proposta de forma simples, sem efeitos que servem apenas para decoração.
É possível adicionar iluminação dentro do cortineiro e criar uma diferente atmosfera para o seu ambiente. Assim, quando deseja uma iluminação indireta para um ambiente mais tranquilo, é possível ligar apenas a luz embutida no cortineiro.
Trilho
Caso prefira não utilizar cortineiro, também é possível embutir o trilho no forro de gesso. Acho esta solução super elegante e simples de ser feita. Basta prever isto antes e alinhar com o gesseiro.
Nos casos em que não há forro e precisamos fixar a cortina direto na laje, podemos utilizar o trilho suíço. Gosto desde modelo por ser mais estreito e assim não fica tão aparente.
Tecido
Prefira tecidos claros e leves, para manter um bom caimento. É interessante separar forro e cortina, para que você tenha maior flexibilidade no controle de entrada de luz. Com o tecido de maior transparência é possível trazer maior sensação de aconchego.
Escolher cortinas é mais simples do que parece, né? Na dúvida, sempre escolha o básico.
Ao entender e explorar as diversas maneiras pelas quais as cortinas podem impactar a estética e a funcionalidade, você está prestes a transformar sua casa em um ambiente verdadeiramente único e acolhedor.
Entenda a origem das cores Vermelho e Verde na decoração do Natal
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário