Como resolver o problema de solo pobre em seu jardim? Aprenda técnicas SEGURAS e FÁCEIS
Confira como solucionar, de uma vez por todas, o problema de solo pobre no jardim, garantindo uma área adequada para plantio
O solo pobre no jardim é um problema sério, porque dificulta o cultivo de plantas. Quando se tem um solo com poucos nutrientes, a planta não consegue sobreviver por muito tempo.
No entanto, existem formas de melhorar o solo, garantindo um ambiente de cultivo perfeito. Não sabe como fazer isso? Então, continue a leitura e confira técnicas seguras e fáceis de combater o solo pobre de jardins!
Analise o solo de seu jardim
Seu primeiro passo deve ser analisar o solo de seu jardim, para identificar se ele é realmente pobre em nutrientes. A verificação permitirá fazer um diagnóstico com maior precisão, podendo adotar a melhor solução para o problema.
Veja também:
Como resolver a falta de água no jardim?
De maneira geral, um solo pobre em nutrientes costuma apresentar características específicas. Entre as principais está possuir uma maior quantidade de areia, o que o torna muito drenável, sem capacidade de reter nutrientes.
Além disso, o solo pobre também se caracteriza por ter uma maior quantidade de minerais primários e cristais de quartzo. Como é mais permeável e poroso, ele não é adequado para cultivo de plantas.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Como melhorar um solo pobre?
Fez a análise e identificou que o solo de seu jardim é pobre em nutrientes? Não precisa desanimar, nem tudo está perdido! Você consegue melhorá-lo adotando algumas dicas e técnicas especiais. Veja o que você pode fazer:
Aplicação de adubo ou fertilizante
Antes de iniciar o cultivo de plantas em seu jardim, você deve preparar o solo. Existem duas formas simples de fazer isso: com a aplicação de um adubo orgânico ou fertilizante.
E qual a diferença entre os dois? O adubo normalmente é feito com matéria orgânica, portanto, seguro para a terra, sua saúde e para as plantas.
Já o fertilizante é químico, trazendo uma mistura de nutrientes essenciais para cultivo da planta. Há quem pense que o fertilizante não é seguro para a saúde, mas isso é um equívoco comum.
O fertilizante normalmente é uma solução composta por nutrientes como o nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), que são encontrados em vários alimentos que consumimos regularmente.
Os produtos que são ruins para a saúde são os agrotóxicos, que têm outra finalidade, a de matar pragas e doenças que acometem as lavouras.
Mas quais adubos e fertilizantes você pode usar para deixar seu solo rico em nutrientes? Nossa dica é que escolha um de acordo com a espécie de planta que cultivará no jardim.
O motivo é simples: determinados tipos de plantas precisam de nutrientes específicos. Para acertar, o ideal é que reúna em um mesmo espaço plantas que têm características semelhantes. Assim, poderá usar um mesmo adubo ou fertilizante de forma extensa na área.
De modo geral, o adubo húmus de minhoca costuma ser muito utilizado para enriquecimento do solo, bem como o esterco. Já sobre o fertilizante, o mais comum é o NPK em proporções equilibradas, como o 10-10-10.
Misture terra vegetal ao solo
Outra dica infalível para enriquecer o solo de seu jardim é misturar terra vegetal nele. E o que é esse tipo, especificamente? Trata-se de uma terra que é rica em matéria orgânica.
Ela é vendida em sacos e pode ter tonalidade um pouco mais escura. A terra vegetal serve de substrato (base para cultivo, ajudando na fixação da planta) e de alimento para a planta, contribuindo positivamente para seu crescimento.
Você pode encontrar a terra vegetal em lojas especializadas em produtos para cultivo de plantas. Para usá-la, siga as orientações do fabricante que estão na embalagem.
Invista numa melhor irrigação
Se o solo estiver muito seco, ele não é adequado para o cultivo de determinadas espécies. Por isso, indica-se investir em uma melhor técnica de irrigação, para mantê-lo sempre úmido, mas não encharcado. Além disso, conseguirá evitar a salinização do solo.
Você pode adotar, por exemplo, a técnica de irrigação por gotejamento, que é lenta, mantém o solo úmido e ainda conta com o diferencial de economizar água.
Adote a minhocultura
Trata-se de uma técnica que utiliza minhocas para melhorar o solo pobre. Elas são insetos inofensivos à plantação e contribuem para a adubação da terra.
Além disso, criam túneis que permitem a passagem do ar no solo, tornando-o mais saudável. Esse mesmo processo é utilizado para produzir húmus, um importante adubo.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário