Suculentas de sombra: conheça essas 10 incríveis espécies para você deixar dentro de casa
Conheça espécies de suculentas de sombra que são perfeitas para complementar a decoração de seu lar em grande estilo!
As suculentas de sombra são plantas perfeitas para se ter em seu lar! Elas são belas, dão um colorido extra para a decoração, possuem baixa manutenção e duram bastante.
Essas plantas são super-resistentes a períodos de seca, pois acumulam uma quantidade maior de água. Por isso, dá para evitar sem regá-las diariamente. Além disso, as suculentas têm preços acessíveis, o que permite decorar melhor sem estourar seu orçamento.
Quer usar suculentas de sombras na decoração, mas não sabe qual escolher? Para lhe ajudar nessa tarefa fizemos uma lista com 10 opções incríveis. Continue a leitura e descubra quais são!
1. Sedum morganianum
Trata-se de uma suculenta de sombra que também é conhecida como dedo de moça e rabo de burro. Isso se deve aos seus longos e densos caules, que ficam pendentes e repletos de folhas.
Por isso, é uma alternativa para deixar sobre móveis como prateleiras e estantes, garantindo um caimento bonito. Também dá para deixá-la em hangers ou em vasos na parede.
Um detalhe importante: trata-se de uma suculenta com boa capacidade de adaptação, por isso também se dá bem em ambientes iluminados. Portanto, se a área for iluminada, não há problema.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Crassula ovata
A crassula ovata também é chamada de planta jade e suculenta orelha de Shrek. É uma alternativa simples de ser encontrada e que se espalha com facilidade em canteiros.
Essa suculenta de sombra se caracteriza por ter cor de jade e caule lenhoso conforme amadurece. Dependendo da idade da planta, ela adquire aparência de árvore pequena, no estilo bonsai.
3. Haworthia
A suculenta Haworthia é tipicamente de sombra. Em seu habitat natural, ela fica em uma área rochosa e árida, normalmente coberta por pedras. Logo, não está acostumada ao sol e é perfeita para ambientes internos, como a sala de apartamento.
A Haworthia retusa é uma das mais comuns! Trata-se de uma planta com folhas triangulares tridimensionais com aspecto bonito e diferenciado. Há, ainda, a Hawortha limifolia, que tem textura de lima.
4. Sansevieria
A Sansevieria é um gênero de suculentas que é composto por plantas como a espada de São Jorge. Há, também, a Sansevieria Moonshine, que se diferencia da espada de São Jorge por ter folhas largas, lisas e mais claras.
Caso queira uma alternativa mais compacta, a Sansevieria trifasciata Hahnii é uma opção. Trata-se da espada de São Jorge em miniatura, planta que dá um charme especial ao ambiente e combina perfeitamente com áreas pequenas.
5. Zamioculca
A zamioculca é um tipo de suculenta com folha verde intenso, mais grossa, brilhante e com efeito encerado. Ela não deve ficar ao sol para evitar queimaduras em suas folhas.
Só há um ponto negativo sobre essa opção: a zamioculca é uma planta tóxica, o que pode ser um problema se tiver crianças e animais de estimação. Neste caso, recomenda-se mantê-la em um local de difícil acesso.
6. Portulacaria afra
Tipo de suculenta de sombra que lembra a planta jade, ou seja, que tem folhas menores e mais delicadas. Também possui aspecto de árvore em miniatura, lembrando um bonsai.
Seu caule ganha uma aparência de tronco conforme a suculenta se torna mais velha.
7. Gasteria
Suculenta que tem perfil mais ornamental, apresentando pequeno porte. Existe uma grande variedade de gasteria, principalmente no que se refere à cor e ao formato das folhas.
A planta é parente próxima da aloe vera e da Haworthia e seu cultivo é relativamente simples. A gasteria gosta de solo bem drenável, portanto, arenoso. Além disso, não exige regas constantes.
8. Senecio roleyanus
É uma suculenta pendente, formando uma espécie de colar de pérolas. Possui bolinhas verdes que criam um efeito cascata.
Na realidade, essas bolinhas são as folhas da planta. Esse formato tem como finalidade evitar a evaporação da água.
9. Othonna capensis
Tipo de suculenta conhecida como colar de rubi, essa planta se caracteriza por ter folhas verdes e caules avermelhados.
As folhas lembram pepinos, por isso são chamadas de little pickles (pepinos pequenos, em português).
10. Rhipsalis
Suculenta que não tolera sol pleno e deve ser cultivada exclusivamente à sombra.
Trata-se de uma planta de natureza epífita, ou seja, que vive em cima de outra sem que haja uma situação de parasitismo.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário