Suede ou veludo: qual desses tecidos populares é o melhor para seu sofá?
Ao escolher um sofá, uma das decisões mais importantes é a seleção do tecido que o reveste, pois fará total diferença no conforto, estética e durabilidade, levando em consideração as características da sua casa e família. Entre as opções populares, o suede e o veludo se destacam como escolhas elegantes e confortáveis, porém, existem detalhes a serem considerados para saber se estes tecidos são a melhor opção para você.
Vamos explorar as características distintas de cada tecido para te auxiliar nessa escolha.
Qual a diferença entre suede e veludo?
O aspecto destes tecidos é similar, e por isso pode causar dúvida em relação à qual dos tecidos estamos visualizando. Veja as principais diferenças entre eles:
Composição
Inicialmente o veludo era feito parcial ou totalmente de seda, depois passou a ser produzido a partir de outras fibras naturais, como linho e algodão e também de fibras sintéticas.
Isso permitiu que o tecido se tornasse mais acessível e o popularizou pelo mundo.
Já o suede é composto por 100% poliéster, ou seja, não há mistura com outras fibras, sendo inteiramente composto de fibra sintética. Isso faz com que o tecido se torne mais econômico, e por conta disso ganhou tanta popularidade.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Textura e aparência
O suede possui textura aveludada e suave ao toque, semelhante à camurça. A aparência é fosca e menos brilhante em comparação com o veludo.
O veludo pode ser encontrado em diferentes composições, mas sua textura costuma ser mais brilhante e macia. Os pelos também são um pouco mais longos do que os do suede.
Conforto
Ambos os tecidos são super confortáveis, pois possuem toque macio e aveludado.
Mas é importante lembrar que se você mora em uma cidade muito quente, este tipo de tecido pode ser um incômodo.
Durabilidade e resistência
Neste quesito é importante avaliar as características do seu lar e rotina da sua família. Se você possui pets, estes tecidos não são os mais indicados para você, pois os pelos grudam facilmente nele.
Além disso, estes tecidos possuem uma pelagem um pouco mais alta e acabam “despenteando”, marcando facilmente as unhas e patas do seu bichinho.
O suede é mais resistente a manchas, mas ainda assim é recomendado realizar a impermeabilização, ainda mais se possui crianças em casa, que podem derrubar líquidos com mais facilidade no sofá.
O veludo acaba sendo mais resistente ao desgaste, por ser um tecido mais robusto que o suede. Porém, este tecido é mais propenso a amassar, gerando mais marcas de uso.
Estilo e decoração
O suede é mais simples que o veludo, e por isso tende a ter uma aparência mais casual e versátil, adaptando-se a uma variedade de estilos de decoração.
Já o veludo é associado a um estilo mais formal e sofisticado, sendo frequentemente escolhido para peças de destaque em ambientes elegantes.
Custo
Geralmente, o veludo tende a ser considerado um tecido mais luxuoso e, por isso, pode ter um preço mais elevado em comparação com o suede, que muitas vezes é uma opção mais acessível.
No entanto, é importante ressaltar que há diferentes qualidades de suede e veludo disponíveis no mercado, e isso pode impactar diretamente no preço.
Por exemplo, um veludo feito com fibras de alta qualidade, com certeza será mais caro do que o suede, que é composto 100% de fibra sintética. Porém, também encontramos o veludo com diferentes composições, sendo possível encontrá-lo com um valor mais próximo ao suede.
A escolha entre suede e veludo depende das suas preferências pessoais e das necessidades específicas do seu lar.
Ao tomar sua decisão, leve em consideração o estilo de vida da sua família, o clima da sua região e o visual desejado para o ambiente. Ambos os tecidos têm características únicas que podem transformar o seu sofá em um elemento central e aconchegante na sua casa.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário