Tagetes ou “Cravo-de-defunto” – Características e Como cultivar
Lindas, sempre floridas e auxiliam no combate de pragas: essa é o tagetes – uma planta anual de porte pequeno que é bastante lembrada por sua presença na decoração na festa mexicana do “Dia dos Mortos”.
Justamente, o tagetes é originário do México e, por isso, pode ser chamado de “flor-dos-mortos”, muito embora também seja denominado no Brasil de “cravo-de-defunto” ou “cravo-francês”.
Conheça mais sobre essa planta interessante para seu jardim agora!
Características do tagetes
Por ser chamada também de cravo-de-defunto, o tagetes é caracterizado por seu aroma – é um cheiro forte e até desagradável – que se apresenta tanto nas flores quanto nas folhas. Você o sentira quando tocar a planta ou amassá-la, por exemplo.
Seu tamanho é bastante variável: desde os 15 aos 40 centímetros de altura. As folhas do tagetes possuem uma coloração verde-escura com formato irregular, recortadas.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Tal tonalidade das folhas vai em contraste com suas flores, que são pequenas e reunidas em capítulos de coloração que podem variar em diferentes tons, podendo ser simples ou dobradas.
A espécie tagetes possui variedades normais e anãs. As cores mais populares de tagetes para a decoração de residências são:
- Tagetes amarela
- Tagetes laranja
- Tagetes vermelha
Na realidade, as inflorescências podem se apresentar de uma cor só ou formando inúmeros padrões.
A beleza e o cheiro característico da planta atraem as borboletas, mas são capazes de combater determinadas pragas presentes no solo. Nesse caso, se vê a escolha dessa flor tão linda como um meio de proteção para hortaliças, por exemplo.
E por curiosidade, o tagetes é comestível – embora seu gosto seja levemente amargo, as pétalas podem ser utilizadas em molhos, saladas, sopas, bolos, pães e outras receitas, substituindo o açafrão.
Extremamente ornamental, o tagetes serve como um companheiro das plantas no jardim e na horta por sua tarefa de combater pragas.
Porém, além disso, sua folhagem densa e floração em abundância fazem desta planta uma opção para composições de vasos, maciços e bordaduras. Em jardins pequenos, a composição fica excelente.
Se o seu plantio for junto das roseiras, o tagetes salva essa outra planta do ataque de formigas.
Como cultivar tagetes?
O florescimento do tagetes acontece na primavera e verão, podendo ser cultivada em variadas regiões climáticas do planeta – cabe lembrar que a planta não suporta temperaturas tão altas ou tão baixas, ok?
Isso porque quando a temperatura está muito alta, a planta pode reduzir a sua produção de inflorescências e trazer prejuízos.
Então, para um bom cultivo você deve prezar por uma iluminação solar direta por pelo menos algumas horas do dia em um solo sempre úmido (nunca encharcado).
O tagetes pode suportar períodos de seca, mas seu crescimento e desenvolvimento são melhores quando há uma boa irrigação. Além disso, o solo deve ser fértil – enriqueça-o em matéria orgânica e faça com que ele seja bem drenado.
Tagetes são plantas vigorosas e muito resistentes, mas procure fertilizar o solo sempre que possível para proporcionar mais nutrientes a elas.
A propagação de tagetes acontece por meio das sementes em qualquer período do ano.
Você já conhecia o tagetes? Conte para a gente se você possui essa flor linda em seu jardim!
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
1 comentário
Gostaria de apender mais com vcs.