9 tecidos para sofá: conheça os vários tipos existentes e como escolher o melhor para sua decoração
Conheça quais são os principais tipos de tecidos para sofá e veja dicas para escolher o melhor para sua sala
Os tecidos para sofá são detalhes importantes no móvel! Não é para menos, afinal, garantem um melhor acabamento e um visual mais bonito a ele.
Existem vários tipos de tecidos para sofá e não é todo mundo que sabe como escolher o perfeito. Este é o seu caso? Então, confira aqui uma lista com nove opções e dicas para escolher a melhor alternativa!
O que considerar ao escolher tecidos para sofá?
Para escolher o tecido para sofá perfeito é preciso considerar alguns detalhes especiais. Um deles é se você tem pets e/ou crianças em casa.
Não deixe de ler:
Como escolher cor para sofá?
Em caso positivo, recomenda-se que escolha um tecido para sofá que seja mais resistente a danos, principalmente a líquidos. Portanto, dê preferência para um material impermeável ou faça esse tratamento no tecido.
Além disso, prefira o tecido que é mais fácil de limpar e manter. Dessa forma, não terá muito trabalho para deixar o móvel em perfeito estado, garantindo maior praticidade na limpeza.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Por último, mas não menos importante, está considerar a cor do tecido. O ideal é seja uma tonalidade que combine com o restante da decoração da sala. Em caso de dúvida, aposte numa cor neutra, que é à prova de erros.
9 principais tipos de tecido para sofá
Há uma grande variedade de tecidos para sofá e, a seguir, você confere quais são os principais, além de conhecer suas vantagens e desvantagens. Acompanhe:
1. Acquablock
Trata-se de um dos principais tecidos usados em sofá, sobretudo quando o assunto é praticidade! Ele é impermeável e tem em sua composição 70% de algodão, bem como 30% de poliéster.
É o tecido perfeito para quem tem pets e crianças em casa, inclusive para quem quer usar o móvel em áreas abertas. No entanto, não possui um toque tão macio.
2. Couro legítimo
É um material que transmite elegância e sofisticação para a decoração. Tem a vantagem da longa durabilidade, bem como da limpeza descomplicada e rápida. Além disso, é impermeável.
Seu principal ponto negativo é o preço, uma vez que o sofá de couro legítimo é um dos mais caros do mercado. No entanto, dura muito mais tempo, valendo a pena o investimento.
3. Courino
É o famoso couro sintético! Ele é uma alternativa ao couro legítimo, pois possui preço mais baixo e atrativo. Não acumula pó e é fácil de limpar, realizando essa tarefa rapidamente.
No entanto, não permite uma boa transpiração da pele em dias de calor. Além disso, possui uma durabilidade muito menor que a do couro legítimo, ficando descascado em poucos anos.
4. Lona
É um tecido muito resistente, com trama simples, o que evita o acúmulo de sujeira com facilidade. Por isso, é mais fácil manter o móvel limpo por mais tempo.
A lona é composta por 74% de algodão e 26% de linho. Possui sensação térmica agradável, seja em dias quentes ou frios. Porém, não é impermeável e possui característica rústica, sendo um tecido com leve aspereza.
5. Linho
O linho é um dos tecidos queridinhos quando se fala em revestimento para sofá. Ele tem propriedades antialérgicas, é resistente a danos e tem bom caimento em espumas, garantindo um acabamento mais uniforme.
Dá um visual moderno e chique à sala, sem deixar a simplicidade de lado. Sua desvantagem é que tende a acumular pelos de animais com facilidade e é um tecido fácil de ser desfiado. Portanto, não é a melhor escolha para quem tem pets.
6. Suede
Tecido que transmite elegância e sofisticação, sendo muito macio ao toque. É durável e fácil de limpar. O suede é uma camurça sintética, feita com poliéster e sem trama, o que evita o acúmulo de poeira.
Porém, apresenta um ponto negativo: mancha com facilidade, pois tem maior capacidade de absorção.
7. Poliéster
O poliéster é um tecido 100% sintético, durável, com acabamento brilhante ou acetinado. Ele está disponível em ampla cartela de cores, sendo bastante versátil. Possui preço baixo, o que barateia o valor do móvel.
8. Tecido sustentável
Ideal para quem adota o estilo sustentável, com consumo e uso consciente de recursos. Esse tecido possui longa durabilidade e normalmente é confeccionado com 70% de algodão e 30% de garrafa pet. No entanto, não possui toque muito macio e tende a acumular sujeira com facilidade.
9. Veludo
O veludo confere um toque luxuoso para o sofá, combinando perfeitamente com decorações clássicas. Mas conta com a desvantagem de ter preço relativamente alto e de reter o calor, o que não é tão agradável no verão.
Quais plantas utilizar na decoração de Natal para dar um toque “mais verde” ao ambiente
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário