Esses detalhes te ajudam a decidir o tipo de grama sintética IDEAL para seu jardim
Veja dicas que vão te ajudar a escolher o tipo de grama sintética perfeito para seu jardim, garantindo a melhor versão!
A grama sintética é uma aliada em projetos de paisagismo e decoração de jardim, garantindo um espaço sempre verde e bonito sem ter muito esforço.
No entanto, não é todo mundo que sabe escolher qual o melhor tipo de grama sintética. Este é o seu caso? Então, confira as dicas que separamos para lhe auxiliar na definição e compra do produto!
Considere a finalidade da grama sintética
Existem dois tipos principais quando se fala na finalidade da grama sintética: a decorativa e a esportiva. A versão esportiva costuma ter maior resistência a pisoteio, por isso é mais indicada para áreas em que há fluxo de pessoas.
Já a grama sintética decorativa tem fios finos e longos, inclusive bicolores. Por isso, oferecem um aspecto muito mais semelhante ao da grama natural. Trata-se de uma alternativa versátil, que pode ser utilizada no jardim ou áreas internas.
Escolha o material perfeito
Há uma grande variedade de materiais quando se fala em grama artificial. Cada um possui características diferentes, especialmente no que se refere à cor, brilho e resistência a danos.
As primeiras gramas sintéticas foram confeccionadas com polipropileno, que é um termoplástico com estrutura mais dura e áspera. Essas alternativas ainda são comercializadas, mas não são as melhores.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Atualmente, a grama de polietileno é a mais indicada, pois se trata de um material macio, sem deixar a resistência a danos de lado. Isso faz a diferença não somente no acabamento, mas também na segurança. Caso caia na grama de polietileno, o risco de cortes e machucados doloridos é menor.
Defina a altura ideal para a grama artificial
As gramas artificiais disponíveis no mercado possuem alturas diferentes e a escolha da perfeita depende de sua preferência estética. As principais alturas são de 10 a 12 mm, de 20 mm e de 30 mm.
A de 10 a 12 mm é ideal para ambientes decorativos ou locais que são pisados com frequência, como parques e playgrounds. As de 20 mm são muito indicadas para sacadas, ambientes corporativos e brinquedoteca.
Já as de 30 mm de altura são perfeitas para gramados, portanto, ideais para jardins externos e para quintais. Portanto, tente comprar essa alternativa ao garantir grama sintética!
Há um detalhe importante sobre a altura da grama: quanto menor ela for, mais fácil será sua limpeza. Além disso, uma altura baixa implica numa maior resistência.
Caso a área tenha um fluxo intenso de pessoas, uma grama com altura menor é uma boa opção, trazendo maior durabilidade e baixa complexidade de manutenção.
Conheça quais são as dimensões do produto
As gramas sintéticas normalmente são vendidas por metro quadrado. É necessário medir e calcular a área em que pretende instalá-la para saber quanto precisará comprar.
Para isso, multiplique a largura pelo comprimento da área. Os rolos de grama artificial costumam ter dois metros de largura e comprimento variado. Escolha o produto que melhor atender as necessidades da área de instalação.
Tenha o cuidado de comprar uma quantidade aproximada a da área a ser cobertura, sempre pensando em ter uma pequena sobra.
Dessa forma, evita-se falta de material enquanto estiver instalando o produto ou sobra em excesso, o que representa um desperdício de dinheiro.
Saiba quais são os diferenciais da grama sintética
Algumas gramas sintéticas têm diferenciais específicos importantes. Um deles é a proteção UV, que torna o produto resistente à luz solar. Na prática, isso significa que não desbotarão com facilidade ao entrar em contato com os raios solares no dia a dia.
Além disso, há alternativas com furos para escoamento e proteção antifungos. Esse diferencial é muito importante para jardins e áreas molhadas, pois os furos garantem um melhor escoamento da água da chuva.
Se não houver um escoamento, a água acumulada na grama pode levar ao surgimento de fungos e bactérias. Com isso, há um deterioramento do material em curto prazo.
Outro diferencial é a grama ser bicolor! Ter dois tons de verde confere um efeito estético mais parecido com o de uma grama natural, portanto, o resultado decorativo é mais bonito.
Verifique a resistência a danos
Quanto mais resistente a danos a grama sintética for, melhor.
Para isso, é importante que tenha um volume de tufos considerável, que resista a arrancamentos e descolamentos. Verifique as informações do fabricante para saber se o produto apresenta essas características.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário