4 tons de madeira para você usar na decoração: aprenda como combiná-los e enaltecer o seu lar
Nós bem sabemos que os tons de madeira em um ambiente podem ser o ponto alto da decoração, afinal este material é extremamente versátil.
Entre os mais diversos tipos de madeira, é claro, você nota que cada um tem suas próprias características e diferenças.
Nesse caso, a maior delas é a cor. Você pode reconhecer com facilidade um tipo de madeira pela tonalidade, como é o caso do mogno que tem um avermelhado bem distinto ou ainda o pinus que se destaca por seu tom claro.
De toda forma, hoje você vai conhecer os 4 principais tons de madeira para você utilizar na decoração do seu lar, com dicas especiais para acertar na combinação!
4 tons de madeira para sua decoração
É fundamental conhecer os tons e cores da madeira para que a decoração dos ambientes de sua casa estejam harmonizados e aconchegantes.
Relacionado ao assunto, veja:
Como escolher piso de madeira? Confira essas dicas!
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
O uso da madeira não fica apenas restrito aos revestimentos, pisos e forros, mas também na construção de móveis e de objetos decorativos.
Tudo depende do estilo do cômodo e de suas preferências! Então, veja só os 4 tons de madeira para entender onde você pode inseri-los com mais sucesso.
Tons de madeira clara
As madeiras claras são perfeitas para ambientes com decoração clean e minimalista, como é o caso das espécies de árvores: cerejeiras, eucalipto, pinus e itaúba.
A ideia dessas tonalidades cai bem em móveis, objetos decorativos e revestimentos, associados com cores escuras e neutras, como o cinza, preto e azul petróleo.
Para decorações mais suaves, em quarto de casal ou quarto infantil, os tons de madeira clara podem harmonizar bem com um azul claro, lilás ou rosa.
Para uma decoração mais ousada, caso queira na sala, por exemplo, use um tom de madeira clara com vermelho.
Cores de madeira média
Esse tipo de tonalidade é o mais popular e tradicional nos dias atuais por causa da facilidade de harmonização com inúmeros estilos decorativos.
Dessa forma, você pode investir nas cores de madeira média com decorações clássicas e até modernas.
As espécies de árvores mais conhecidas desse tom são o cedro e a imbuia.
Algumas cores que combinam com essa tonalidade são o verde e o marrom, pois remetem à natureza, mas essa cor de madeira aparece muito com o azul e cinza também.
Cores de madeira escura
Cores de madeira em tom escuro são indicadas para quem deseja ter mais elegância à decoração.
Das espécies que possuem essa tonalidade, podemos destacar o ipê e o carvalho americano.
É preciso cuidado com a composição geral do ambiente para que ele não fique sobrecarregado. Assim, procure usar esses tons de madeira com decorações claras e neutras.
Uma ideia de cor interessante para a madeira escura é o amarelo.
Cores de madeira avermelhada
Para quem busca um destaque no lar, o tom avermelhado de algumas espécies de árvores (como peroba, mogno e pau de ferro) é a melhor sugestão.
Tais cores promovem elegância quando presentes em móveis e revestimentos e isso fica ainda mais em evidência se combinar com tons ainda mais escuros.
O laranja é uma cor que valoriza muito o ambiente se combinado com os tons avermelhados da madeira.
Dicas para combinar os tons de madeira com a decoração
Uma das melhores recomendações para você que deseja incluir os tons de madeira na decoração da casa é escolher um tom de madeira dominante.
Ou seja, se o piso do seu cômodo for de madeira, estabeleça ele como a prevalente. Caso não for, determine a partir da maior mobília do ambiente.
Com isso em mente, você pode utilizar tons de madeira semelhantes. Uma dica é nunca usar mais do que três tons de madeira em um mesmo espaço – lembrando que eles devem compartilhar uma forma ou estilo parecido, está bem?
Se for do seu interesse não misturar tons de madeira similares, que tal apostar no contraste? A decoração fica com um visual incrível quando você usa peças que se complementam.
Imagine um ambiente com móveis da mesma tonalidade do piso? Visualmente, a decoração fica muito apagada. Por isso, o contraste é uma boa pedida – invista em móveis claros, por exemplo, com um assoalho de madeira escura.
Além disso tudo, harmonize com os detalhes da decoração: coloque cor no cômodo através dos objetos ou outros itens, como abajures ou luminárias, almofadas, quadros, tapetes, etc.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário